Cuidados com a alimentação devem ser redobrados no verão

Buscar uma alimentação mais natural e equilibrada é a primeira regra para quem quer gozar de mais saúde e qualidade de vida.

Apesar de esta necessidade ser recorrente, no verão, os cuidados precisam ser redobrados, visto que, o número de atendimentos ambulatórios relacionados ao trato digestivo sobem consideravelmente, neste período do ano.

E os motivos para esse fato acontecer são muitos, afinal, com a elevação das temperaturas, as condições de conservação dos alimentos, principalmente os comercializados na rua, acabam se tornando mais vulneráveis. Diante disto, os riscos de intoxicações acabam sendo inevitáveis.

Além desse agravante, vale a pena lembrar, do próprio processo digestivo, que devido ao calor, acaba se tornando mais lento, já que o organismo consome mais energia para equilibrar a própria temperatura corporal.

Como cuidar da alimentação no verão?

Especialistas orientam a aumentar o consumo de alimentos naturais no verão, visto que são mais leves e livres de aditivos que poderiam dificultar ainda mais o processo de digestão. Prefira frutas e vegetais sazonais, ou seja, típicos do verão.

Além disso, é importante garantir uma hidratação efetiva, impedindo a sensação de sede, já que ela representa a desidratação corporal.

Outra grande dica para cuidar da alimentação em períodos mais quentes, é evitar refeições na rua, já que os alimentos expostos ao calor excessivo podem se deteriorar ou contaminar facilmente, provocando assim uma intoxicação.

Para quem trabalha o dia todo fora, vale a pena investir na preparação de refeições em casa, entretanto, estas devem ser armazenadas em bolsas térmicas para que também não apresente riscos de consumo.

Agora se a falta de tempo e rotina atribulada impedem de fazer uma refeição caseira, basta escolher um local de confiança e optar pelas alternativas mais naturais. Dispense frituras, comida pesadas e industrializados, dessa forma os riscos de um mal estar digestivo são reduzidos potencialmente.

Outros transtornos alimentares

Outra ocorrência muito comum na estação mais quente do ano é sobre a incidência de transtornos alimentares.

Isso ocorre, porque muitos indivíduos preocupados com a aparência que vão exibir na praia, piscina e em outras atividades comuns nesta época do ano, acabam se submetendo a práticas totalmente prejudiciais à saúde, como por exemplo, a bulimia e anorexia.

Estes tipos de transtornos são mais comuns em mulher, apesar de ter casos de homens que também sofrem com esses distúrbios.

Diante disto, fica também o alerta sobre a importância de cuidar da saúde mental para evitar estes tipos de consequências.

Veja o que fazer em casos de intoxicação alimentar!

Se mesmo com todos esses cuidados a intoxicação foi inevitável, busque primeiramente um atendimento médico. Caso não seja possível, aumente a hidratação, a fim de eliminar toda a bactéria do organismo rapidamente.

Nas próximas refeições, priorize pratos leves de fácil digestão. Frutas, sucos, água de coco e caldos vegetais podem ser as melhores opções neste momento.

Apesar de comuns, as intoxicações alimentares podem levar a quadros graves com risco de morte, portanto, aos primeiros sinais é extremamente importante recorrer ao auxílio de um profissional da saúde.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.