A saúde mental dos concurseiros precisa entrar em pauta com mais frequência. Afinal, essa classe de estudantes é comumente bombardeada por muita pressão da família, dos amigos, do mercado de trabalho e, inclusive, de si mesma. Por isso, analisar quais são os sinais de alerta com relação à saúde do indivíduo é um passo para buscar ajuda e prevenir o agravamento do problema. Acompanhe este texto e saiba mais.
Sinais de alerta com relação à saúde mental dos concurseiros
Se você está estudando para um concurso público importante e tem sentido impactos no seu bem-estar por conta disso, acompanhe os pontos que trouxemos abaixo e avalie se você tem vivenciado estes tipos de sintomas. Caso perceba que algumas questões emocionais estão presentes na sua rotina, não hesite na hora de buscar ajuda, ok? Veja alguns dos apontamentos que podem ser levados em conta:
1. Distúrbios do sono
Devido à preocupação excessiva, é muito comum que os distúrbios de sono comecem a aparecer na rotina dos concurseiros. Os pensamentos sobre a prova, o medo de não passar e outras pressões podem ocasionar o aparecimento de ideias repetitivas que roubam o bem-estar do indivíduo.
Assim sendo, é possível que o concurseiro tenha dificuldades para dormir, bem como pode passar por momentos de hipersonia, que atrapalham, inclusive, a sua concentração.
2. Crise de ansiedade
As crises de ansiedade também podem se tornar recorrentes quando o indivíduo se vê diante de uma pressão intensa e de um medo referente ao futuro e ao seu próprio desempenho.
Embora a ansiedade seja comum nessas situações, quando ela começa a atrapalhar a vida do sujeito é interessante e válido buscar ajuda profissional.
3. Autocobrança excessiva
A saúde mental dos concurseiros também pode ficar abalada à medida que há um aumento na autocobrança. Quando o sujeito se cobra excessivamente, deixando de lado os limites pessoais e projetando metas irreais sobre si mesmo, a saúde mental pode ficar comprometida.
Por isso, analise se você tem se cobrado demais diante dos seus estudos e cuide com esse comportamento. Lembre-se de que você é um ser humano com limites, não uma máquina.
4. Exaustão mental e física
A exaustão física e mental também é um dos sinais de que há uma negligência relacionada à saúde mental dos concurseiros. Portanto, analise como está a sua rotina: será que você está se sobrecarregando demais? Existe uma organização que respeita o seu tempo de aprendizagem, ou você tem incluído demandas intermináveis na sua rotina?
A psicoterapia auxilia no mantimento da saúde mental dos concurseiros
A psicoterapia pode auxiliar na manutenção da saúde mental dos concurseiros. Como vimos acima, existem alguns sinais de alerta que não devem ser ignorados. Se você se deparou com algum deles em sua rotina de estudos, considere buscar ajuda profissional.
O psicólogo poderá ajudá-lo a praticar o autoconhecimento, entendendo os seus limites e auxiliando-o na hora de desenvolver uma rotina mais saudável e equilibrada.
Ao mesmo tempo, você poderá aprender a lidar melhor com a sua ansiedade e com o estresse relacionado às provas, visando construir uma atmosfera mais tranquila frente a esse grande desafio.
Cuide-se e boa sorte!