O prazo para a realização do saque PIS/PASEP está acabando. Por isso, as pessoas que ainda possuem valores a receber devem ficar atentas para não perder o prazo de movimentação da quantia liberada.
Então, se você trabalhou de carteira assinada nos anos anteriores, confira a seguir tudo o que você precisa saber para sacar o seu benefício.
O benefício PIS/PASEP é um direito de todo trabalhador brasileiro. Quem trabalha no setor privado tem o direito de receber o PIS, por meio da Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos recebem o PASEP por meio do Banco do Brasil.
Em ambos os casos, o trabalhador precisa cumprir os requisitos do programa. Assim, todos os anos, milhares de brasileiros recebem o benefício de até um salário mínimo.
O pagamento referente a um determinado ano é sempre pago no ano subsequente. Ou seja, se você trabalhou no ano de 2021, teria que receber o pagamento do seu PIS/PASEP em 2022, referente ao ano-base 2021.
No entanto, devido à pandemia do Covid-19, os pagamentos deste benefício atrasou. Sendo assim, este ano, os beneficiários estão recebendo o ano-base 2020.
Se você trabalhou de carteira assinada em 2020, ainda poderá sacar o valor de até um salário mínimo. Mas o prazo está acabando. Os beneficiários têm até o dia 29 de dezembro para movimentarem as quantias disponibilizadas pelo Governo.
O PIS/PASEP é um direito de todo trabalhador formal do setor privado ou público. Para receber o benefício, o trabalhador precisa se adequar aos requisitos do programa:
O valor do PIS/PASEP o referente ao ano-base 2021 depende da quantidade de meses trabalhados e pode variar entre R$ 101 e R$ 1.212. A seguir, confira a tabela com os valores de pagamento de acordo com a quantidade de meses trabalhados:
Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou que milhares de brasileiros estão perdendo a chance de obter um dinheiro extra neste final de ano. Isso porque ainda não movimentaram os valores remanescentes do abono salarial referente aos anos anteriores.
De acordo com o banco, poderão receber através do saque extra os trabalhadores que não movimentaram os saldos disponíveis entre os anos de 2016 e 2020.
De acordo com informações da Caixa, mais de 1 milhão de pessoas ainda possuem saldo disponível referente aos últimos anos. Por isso, esta pode ser a sua oportunidade de obter um dinheiro extra neste final de ano.
Se você trabalhou nos anos anteriores e ainda não movimentou o saldo disponível do PIS, poderá sacar este valor extra, além do já disponível ano-base 2021. Para consultar se você tem valores a receber, você pode acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital