Faltando menos de um mês para o encerramento do prazo para solicitar o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), trabalhadores estão recebendo a seguinte mensagem ao pedir o resgate no aplicativo do órgão: “saque em processamento”.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo Fundo de Garantia, a mensagem significa que o dinheiro deve cair na conta em até 15 dias. Embora pareça uma negativa, o aviso é muito comum, sendo assim, os trabalhadores não devem se preocupar.
No entanto, caso a espera ultrapasse esse prazo, será necessário entrar em contato com a Caixa pelos telefones 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800-104-0104, para demais regiões, ou ir a uma agência mais próxima da instituição financeira.
O resgate pode ser solicitado até o dia 15 dezembro deste ano pelo aplicativo do órgão. Feito o procedimento, o trabalhador terá que aguardar até 15 dias úteis para os recursos caírem na poupança digital do Caixa Tem.
Pela carteira digital da Caixa o cidadão pode pagar contas e boletos, fazer compras online com o cartão de débito virtual, fazer recarga no celular, efetuar transferências, inclusive via Pix e pagar compras em maquininhas com um QR Code.
A consulta e a solicitação do saque extraordinário pode ser feita através do aplicativo ou site do Fundo de Garantia. Veja o passo a passo:
No entanto, vale ressaltar que há vários motivos em que o valor pode ser bloqueado. De acordo com a Caixa, as principais causas são:
Desse modo, segundo a Caixa, o saque não ficará disponível se os valores disponíveis na conta do FGTS estiverem bloqueados.