Recentemente, o governo federal anunciou a antecipação do saque do abono salarial do PIS/Pasep em um mês para o cronograma destinado aos que trabalharam em 2019 e nasceram em maio e junho e servidores públicos com inscrição de final 8 e 9.
O saque que seria disponibilizado apenas no dia 17 de março, foi antecipado para o dia 11 de fevereiro.
No entanto, a partir desta terça-feira (09), os trabalhadores de empresa privada que têm conta na Caixa Econômica Federal e têm direito ao abono salarial, já recebem o pagamento. O mesmo acontece com os funcionários públicos que são correntistas do Banco do Brasil. Mais de 7,5 milhões de pessoas já podem receber.
Quanto será pago?
O pagamento do abono salarial é de até um salário mínimo do ano vigente (R$ 1.100 em 2021) para quem trabalhou os 12 meses do ano. Se a pessoa trabalhou menos de 12 meses, terá o direito de receber o valor proporcional a esse tempo.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
De acordo com as regras estabelecidas pelo governo federal, somente os trabalhadores de baixa renda que possuem carteira assinada e funcionários públicos que trabalharam em 2019 têm direito de sacar este lote do PIS/Pasep.
Confira abaixo os requisitos para obtenção do benefício:
- Ter recebido, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019
- É necessário que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo no sistema Rais.