Saque do FGTS: Caixa altera regras para antecipação - Notícias Concursos

Saque do FGTS: Caixa altera regras para antecipação

Aqueles que precisam de um dinheiro extra podem aderir a modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para acessar o serviço da Caixa.

Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou que os trabalhadores poderão antecipar até cinco parcelas do saque-aniversário. Aqueles que precisam de um dinheiro extra podem aderir a modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para acessar o serviço da Caixa.

Veja também: Abono salarial PIS/PASEP de até R$1.212 voltará a ser pago ainda nesta semana

Até então, os trabalhadores só podiam antecipar até três parcelas do saque-aniversário. Para melhor esclarecer, o serviço funciona como um empréstimo, com juros de 1,49% ao mês. A intenção é atender mais de 2,3 milhões de trabalhadores com um montante de R$ 15 milhões.

No que se refere ao valor do saque-aniversário, o trabalhador pode realizar uma simulação no aplicativo FGTS para conferir as condições, basta:

  1. Acessar a opção de Saque-Aniversário;
  2. Tocar em “Simular o valor do Saque-aniversário”.
  3. Na tela aparecerá a quantia que você terá direito a receber.

Saque dos valores

A liberação do saque-aniversário ocorre no primeiro dia útil do mês em que o aderente da modalidade faz aniversário e fica disponível até o último dia útil do mês subsequente ao da concessão.

Mas caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, os valores voltam automaticamente para a conta no FGTS. O serviço está disponível pelo aplicativo FGTS, no site, no Internet Banking Caixa ou nas agências do banco.

Vale ressaltar que a migração para o saque-aniversário não é obrigatória e quem não fizer a opção permanecerá na sistemática do saque-rescisão. No entanto, quem opta pela modalidade pode fazer a antecipação dos valores, conforme as regras estabelecidas.

Quem tem direito ao saque-aniversário e sua antecipação?

Podem aderir ao saque-aniversário todos os trabalhadores que possuem carteira assinada e têm saldo positivo no FGTS. Todavia, que opta pela modalidade não receberá a rescisão do FGTS ao ser demitido. Apenas a multa rescisória continua valendo nesses casos.

Contudo, se o trabalhador preferir, é possível voltar ao saque-rescisão após dois anos, ou 24 meses, da mudança. Portanto, a migração para o saque-aniversário surtirá efeito até no 1º dia do 25º mês da solicitação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?