Trabalhadores com carteira assinada não precisam solicitar a liberação do novo crédito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com informações do próprio Governo Federal, a liberação desse saque deverá acontecer de forma automática na conta do cidadão no sistema do Caixa Tem.
Caso o usuário não tenha uma conta neste sistema, também não haverá nenhum problema. Ainda de acordo com o Governo Federal, nesses casos, eles irão abrir um perfil para os cidadãos de forma automática. Portanto, em nenhum dos casos alguém terá que fazer uma solicitação para a liberação desse crédito.
Para o trabalhador, resta apenas a tarefa de procurar se informar sobre a sua situação no FGTS. O Governo afirma que a nova liberação pagará até R$ 1 mil para cidadãos que tenham carteira assinada e que tenham algum nível de saldo disponível. Para conferir as informações, o trabalhador pode fazer a consulta através do app oficial do próprioFGTS.
O Governo explica que, ao menos neste primeiro momento, o depósito do dinheiro acontecerá nas contas das pessoas no Caixa Tem. Mas já a partir daí, os cidadãos poderão usar a quantia para pagar boletos, utilizar o cartão de débito virtual para fazer compras e até mesmo transferências.
Abaixo, você pode conferir o calendário dos recebimentos
Janeiro 20/abr
Fevereiro 30/abr
Março 04/mai
Abril 11/mai
Maio 14/mai
Junho 18/mai
Julho 21/mai
Agosto 25/mai
Setembro 28/mai
Outubro 01/jun
Novembro 08/jun
Dezembro 15/jun
Como funciona o FGTS
O FGTS nada mais é do que um fundo em que o empregador precisa depositar um valor mensal para o trabalhador. Todos os meses, o patrão precisa depositar uma determinada quantia em contas da Caixa no nome dos empregados.
O dinheiro fica retido e o próprio funcionário fica impedido de usá-lo a não ser em situações específicas em que o Governo faz a liberação como na demissão sem justa causa, na compra de uma casa ou até mesmo quando o cidadão é vítima de um desastre natural.
Nessa ocasião específica de 2022, o Governo fez uma nova liberação. O Planalto, aliás, já tomou a decisão. A regra para a liberação do FGTS para esse público já está até mesmo publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Outros anúncios
Além da questão da liberação do saque do FGTS, o Governo Federal também anunciou a antecipação dos pagamentos do 13º salário para os usuários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As liberações também começam em abril.
De acordo com as regras gerais, que também já foram publicadas no DOU, a antecipação permitirá que aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto possam pegar o adicional um pouco mais cedo.
Segundo o Governo Federal, o 13º salário do INSS será dividido em duas partes. A primeira deve ser depositada entre os meses de abril e maio e a segunda entre os meses de maio e junho. Assim como no caso do FGTS, não é preciso fazer nenhum tipo de solicitação.