O FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) é um fundo que tem o objetivo de trazer segurança financeira para o trabalhador. Dessa forma, o saldo disponível nas contas só pode ser acessado em alguns casos específicos.
Um dos casos em que o trabalhador pode receber o saldo disponível é quando ocorrem desastres naturais. Dessa forma, o trabalhador terá direito ao saque-calamidade do FGTS.
O saque-calamidade do FGTS permite que as pessoas que moram em locais que tiveram declaração de estado de calamidade pública tenham acesso aos valores disponíveis. Entram nesta categoria as seguintes situações:
Para ter direito ao saque, os trabalhadores devem residir no município onde houve a declaração oficial de calamidade pública. Além disso, o cidadão também não pode ter tido acesso ao recurso durante os últimos 12 meses.
O valor do saque-calamidade depende da quantia disponível nas contas de cada trabalhador. No entanto, o limite máximo permitido é de R$ 6.220. Isso significa que os trabalhadores que possuem um saldo menor do que este valor podem sacar a totalidade disponível e zerar a conta.
O objetivo da disponibilização do saque é oferecer ao trabalhador os recursos para suprir as suas necessidades emergenciais, como a emissão de novos documentos, compra de itens perdidos nos desastres, reconstrução e reforma, entre outros.
Durante a solicitação não é necessário indicar a finalidade do recurso, pois basta apenas confirmar que reside na área atingida.
É possível solicitar o saque de duas formas. A primeira é se dirigindo a uma das agências da Caixa Econômica Federal. Assim, o trabalhador deve portar todos os documentos necessários e fazer o pedido. Depois, basta aguardar o depósito do valor correspondente em sua conta bancária.
Outra opção é por meio do aplicativo FGTS. Para isso, siga o passo a passo:
Assim, a Caixa irá analisar o seu pedido e depositar o valor do saque-calamidade na sua conta bancária. Vale ressaltar que, após a declaração de estado de calamidade pública do município, o trabalhador tem o prazo de até 90 dias para realizar a solicitação.
Durante a solicitação presencial ou online, o trabalhador deve entregar alguns documentos para ter o pedido de saque-calamidade do FGTS aprovado.
A seguir, confira todos os documentos necessários:
Caso o trabalhador não possua comprovante de residência em seu nome, poderá emitir uma declaração através do Governo Municipal ou Distrito Federal, a fim de atestar que é residente da área em que ocorreu o desastre.