A publicação do edital de um concurso público altera completamente a dinâmica de preparação dos candidatos. Esse é o momento de ajustar a estratégia de estudo, pois o período entre a divulgação das regras e o dia da prova é uma corrida contra o tempo
Antes do edital, o estudo tende a ser mais calmo e aprofundado, cobrindo todas as disciplinas de forma gradual. Contudo, essa percepção de tempo abundante desaparece com a oficialização do certame.
1. Leia e analise todo o edital
Com o edital publicado, a primeira ação é realizar uma leitura integral e minuciosa do documento. Muitos candidatos fazem apenas uma leitura superficial, o que pode levar à perda de informações básicas.
É fundamental verificar se você cumpre todos os requisitos exigidos para o cargo desejado. Anote e marque as datas de inscrição e das provas, o número e a localização das vagas, os critérios de avaliação e todas as regras que regem o processo seletivo.
2. Planeje seus estudos
Como o tempo é limitado, um planejamento estratégico se torna indispensável. É preciso definir como, quando, onde e, principalmente, o que será estudado. Cada minuto conta e deve ser utilizado com sabedoria.
Crie um cronograma de estudos realista, que leve em consideração suas outras atividades diárias. A organização será sua maior aliada para cobrir o máximo de conteúdo relevante até o dia da prova. Divida o tempo entre teoria, exercícios e revisões de forma equilibrada.
3. Verifique qual disciplina merece mais atenção
Nem todos os concursos atribuem os mesmos pesos e quantidades de questões para as disciplinas. Antes de iniciar os estudos, selecione as matérias e os tópicos que serão cobrados e calcule quantos dias você tem até a prova.
Como provavelmente não será possível estudar todo o conteúdo com a mesma profundidade, é necessário priorizar. Deixe de lado disciplinas com poucas questões ou baixo peso na nota final.
4. Estabeleça horários
Defina horários fixos durante o dia para se dedicar totalmente à sua preparação. Se você trabalha, estuda ou cuida da casa, precisará conciliar os estudos com suas outras tarefas.
Pode parecer difícil, mas é necessário encontrar tempo para estudar. Com o edital publicado e a data da prova se aproximando, estabelecer uma rotina clara ajuda a definir suas prioridades.
5. Resolva muitas questões
Mesmo que não haja tempo para estudar toda a teoria, reserve um período do seu ciclo de estudos pós-edital para resolver questões, preferencialmente da banca organizadora do seu concurso.
Se você já vinha estudando, provavelmente não encontrará muitas questões inéditas. Refaça todos os exercícios, dando atenção especial àqueles que você errou ou considerou mais complexos.
6. Faça simulados
A prática leva à melhora do desempenho. Você pode usar, por exemplo, um dia da semana para fazer simulados completos. Após a publicação do edital, você terá, no mínimo, oito semanas para realizar simulados até o dia da prova.
Essa prática ajuda a gerenciar o tempo, a controlar a ansiedade e a identificar pontos fracos que ainda precisam de atenção. O simulado recria as condições do dia do exame, preparando você física e psicologicamente.
7. Programe a revisão final
Em um período de 60 a 90 dias, é possível revisar todas as matérias que foram estudadas ao longo da sua preparação. Reserve os últimos dez dias antes da prova para se dedicar apenas à revisão do conteúdo já visto.
Rever as disciplinas é tão importante quanto aprendê-las, pois ajuda a fixar as informações mais importantes na memória de longo prazo. Você sentirá uma grande diferença no seu desempenho no dia da prova.
8. Descanse a mente e o corpo
Não pense que, com a saída do edital, você precisa estudar de forma ininterrupta, oito ou dez horas por dia, sete dias por semana. Se você manteve uma rotina de estudos de qualidade antes do edital, não há motivo para desespero. O descanso é tão importante quanto a dedicação aos estudos para a sua saúde física e mental.
Nessa fase final de preparação, o equilíbrio é fundamental para que você não chegue exausto ao dia da prova, o que poderia prejudicar sua performance. Tire um dia ou um período da semana para descansar, encontrar amigos ou praticar uma atividade física leve. Uma caminhada pode ajudar a obter maior capacidade de concentração e memorização, além de reduzir o estresse.
E se a aprovação não vier?
Ainda que, após todo o planejamento, estudo e dedicação, a aprovação não aconteça, não desanime nem interrompa seus estudos. Mantenha o foco, continue se dedicando e busque a sua aprovação no próximo certame. Acompanhe as atualizações no Portal Notícias Concursos.
Perguntas frequentes
1. O que fazer imediatamente após a publicação do edital?
A primeira ação é ler o edital completo com muita atenção. Verifique todos os requisitos para o cargo, datas, conteúdo programático e regras do certame para garantir que você está apto e ciente de todos os detalhes.
2. Como organizar o tempo de estudo se tenho pouco tempo disponível?
Crie um cronograma realista que se encaixe na sua rotina. Priorize as disciplinas com maior peso e maior número de questões. Utilize técnicas de estudo ativo, como resolver questões e fazer revisões espaçadas, para otimizar o tempo.
3. Devo estudar matérias novas que apareceram no edital?
Sim, mas com estratégia. Avalie o peso e a quantidade de questões dessas novas matérias. Se forem relevantes para a sua nota final, dedique um tempo proporcional do seu planejamento para aprendê-las.
4. É melhor focar em teoria ou em exercícios na reta final?
O ideal é equilibrar os dois, mas com o edital publicado, a resolução de questões e simulados ganha mais importância. A prática ajuda a fixar o conteúdo teórico, a conhecer o estilo da banca e a gerenciar o tempo de prova.
5. Como lidar com a ansiedade antes da prova?
Mantenha uma rotina equilibrada, incluindo momentos de descanso e lazer. Pratique atividades físicas leves, tenha uma boa alimentação e durma bem. Confie no seu processo de preparação e concentre-se em dar o seu melhor no dia da prova.
Se você é concurseiro e tem interesse em oportunidades, o vídeo a seguir vai lhe interessar:














