Com o aumento dos combustíveis, como a gasolina, muitas pessoas tem se perguntado se a Uber e a 99 devem aumentar o valor e tarifa das corridas. Veja o que foi anunciado até agora e se você deve se preocupar caso dependa do Uber para o dia a dia ou para o lazer.
Você que saber se no cenário de alta de combustíveis o preço das corridas da Uber para o consumidor final deve aumentar? O valor da tarifa da Uber vai aumentar? O que pode se esperar dos aplicativos de transporte? Veja essas e outras respostas abaixo.
Até o momento nenhum aumento ou transferência de de custos foi anunciado para os passageiros. O que a Uber divulgou até agora é que haverá uma correção de 35% nesta semana, mas isso se deve somente ao aumento de repasse aos motoristas parceiros na categoria Uber X – a que oferece carros populares pelo aplicativo. Não há previsão que este valores sejam repassados ao consumidor final.
Ao G1, a Uber ainda encaminhou uma nota explicando que diante da alta do combustível, tem feito revisões quanto “os ganhos dos motoristas parceiros em diversas cidades, em todas as modalidades”. A Uber, porém, não explicou como deve incorporar o valor de um maior repasse para os motoristas sem reajustar a tarifa para os passageiros.
Veja abaixou outras modalidades para motoristas parceiros da empresa.
Seguindo o valor da Uber, a 99 não deve aumentar sua tarifa. Ao G1, a empresa até chegou a dizer que haveria reajuste nas corridas para os passageiros, mas depois voltou atrás na decisão. “Os constantes reajustes dos combustíveis impactaram muito negativamente os serviços de transporte por aplicativo”, avaliou na nota.
O que deve ser mantido da primeira nota, porém, é que os motoristas parceiros devem ter maiores repasses que devem ficar entre 10% e 25% em mais de 20 regiões metropolitana. “O aumento revisa os ganhos dos motoristas parceiros e foi definido levando em consideração a manutenção do equilíbrio da plataforma, para possibilitar que a população continue tendo acesso a um meio de transporte financeiramente viável, seguro e eficiente”, disse a companhia.
Veja algumas cidades que os motoristas parceiros devem receber a mais: