O Governo Federal está seguindo com os pagamentos da segunda rodada do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,7 milhões de brasileiros estão recebendo esse dinheiro em questão. São os mesmos que estavam pegando essa quantia no último mês de novembro.
De acordo com a Caixa Econômica Federal mais quatro grupos de usuários irão receber o dinheiro em questão ainda nesta semana. Nesta terça-feira (14), por exemplo, é a vez daqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3. A quantia está na conta desde as primeiras horas da manhã.
Até a próxima sexta-feira (17), eles deverão fazer os repasses para mais três grupos. Em comum: todos eles recebem pelo menos R$ 400. É o que se sabe até aqui. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, ninguém pode receber menos do que isso. É uma questão que já está pacificada em lei.
Veja o calendário da semana
Terça-feira (14) – NIS com final 3
Quarta-feira (15) – NIS com final 4
Quinta-feira (16) – NIS com final 5
Sexta-feira (17) – NIS com final 6
Todos os outros grupos devem receber o dinheiro já na próxima semana. De acordo com o calendário oficial de pagamentos, todo mundo vai pegar a quantia até o próximo dia 23. O objetivo é justamente fazer com que os usuários peguem o montante até antes do natal. Isso porque se sabe que eles podem usar essa quantia nas festas de fim de ano.
De acordo com o Ministério da Cidadania, neste primeiro momento o benefício está atendendo apenas as pessoas que faziam parte do Bolsa Família. Então até aqui o que se sabe é que ninguém mais conseguiu entrar no projeto.
E quando novas pessoas poderão entrar?
De acordo com informações do próprio Governo Federal, a ideia é inserir novos usuários no programa ainda neste mês de dezembro. Quem disse isso foi o próprio Ministro da Cidadania, João Roma, em entrevista ao Portal R7 nesta segunda-feira (13).
Entrar no programa não significa necessariamente que essas pessoas poderão receber o dinheiro agora. Muito provavelmente eles estarão recebendo as quantias apenas a partir do próximo mês de janeiro de 2022.
Quem pode receber o Auxílio Brasil?
Pelas regras gerais, podem receber o Auxílio Brasil as pessoas que possuem inscrição ativa no Cadúnico. Além disso, é importante estar dentro dos limites de renda que são exigidos pelo projeto. Pelo menos é o que se sabe até aqui.
Quem está em situação de extrema-pobreza, por exemplo, recebe o dinheiro direto. Quem está em condição de pobreza, precisa provar ainda que mora com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade para ter direito ao montante.
Vale-gás
Além do Auxílio Brasil, o Governo Federal também quer começar este ano os pagamentos do vale-gás nacional. O programa em questão deve atender algo em torno de 5 milhões de pessoas ainda este ano. Pelo menos esta é a promessa.
Nesta segunda-feira (13), deputados da base do próprio Governo conseguiram obstruir a votação da liberação de recursos para o programa. Essa manobra pode acabar atrasando os repasses por mais uma vez.