O contribuinte tem até o dia 30 de junho para fazer a declaração de imposto de renda. Contudo, nem todas as pessoas precisam enviar o formulário online do IRPF 2020.
Neste ano, a expectativa é a de que mais de 32 milhões de pessoas transmitam a sua declaração do IRPF 2020. Em 2019, foram enviadas 30,677 milhões de declarações.
Além disso, quem for obrigado a mandar o formulário e não o fizer até 30 de junho será multado. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, mas a quantia pode chegar a 20% do imposto devido.
Para ser obrigado a declarar o IRPF 2020 é preciso atender a uma das seguintes condições:
Para mais informações sobre a declaração de IRPF 2020 podem ser obtidas no site: https://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf.
Mesmo diante da pandemia do coronavírus, o governo não adiou nem adiantou o prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2020).
O prazo para declaração do IRPF foi prorrogado até 30 de junho. Recomenda-se não deixar para declarar a renda em cima da hora, correndo o risco de fazer às pressas e declarar dados errados e acabar tendo que pagar multas.
A estimativa da Receita Federal é receber mais de 32 milhões de declarações de IRPF este ano. Porém, até as 11h desta segunda-feira, 30 de março, foram recebidas apenas 8.195.164 declarações.
Levando em consideração o número estimado, ainda foram recebidas poucas declarações. Especialistas recomendam usar o tempo da quarentena em casa para fazer a declaração. Mas antes de se preocupar, é preciso verificar se você faz parte do perfil de contribuintes que devem declarar os ganhos do último ano.
De acordo com a receita federal, as pessoas que devem fazer a declaração do IRPF são:
Estas pessoas devem ficar atentas e fazer o download do programa que realiza declaração de renda em seu computador. Neste programa serão imputadas as documentações referentes aos ganhos e investimentos no último ano.
Veja também: Imposto de Renda 2020: Devo declarar mais cedo ou mais tarde? Saiba!