Desde que a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi lançada, muitos condutores se perguntam se é necessário trocar o antigo documento pelo novo.
Os brasileiros podem emitir a nova CNH desde o mês de junho deste ano. O documento passou por uma atualização e conta com uma série de mudanças, principalmente no seu visual e segurança.
Até o momento, a substituição da CNH antiga pela nova ainda não é obrigatória. Neste sentido, o novo modelo deve ser emitido por quem vai tirar a primeira ou segunda via, adicionar uma nova categoria ou ainda fazer outra alteração no documento.
Os demais condutores, que estão com seus documentos válidos, podem continuar dirigindo normalmente, portanto a versão antiga da CNH. Vale ressaltar que a única coisa que deve ser observada é o prazo de validade do documento, sendo:
Vale ressaltar que quem deixar de renovar o documento dentro prazo de 30 dias- e continuar a conduzir veículos está cometendo uma infração de trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a punição é uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira
Os brasileiros podem emitir a nova versão da CNH desde o mês de junho, como mencionado. O documento passou por uma atualização e conta com uma série de mudanças, principalmente no seu visual e segurança.
Itens de segurança
Novo visual
É importante destacar que existem algumas situações em que a troca da CNH será obrigatória. Veja quais são: