Dicas Incríveis

Saiba qual tipo de panela usar para cada preparo

A culinária é uma arte que muitas pessoas ao redor do mundo apreciam, as quais consideram detalhes que geralmente não são valorizados pela população comum. Um grande exemplo é o tipo de panela para cada preparo, sendo que cada um influencia diretamente no sabor esperado e na qualidade da receita.

Obviamente, todas as sugestões não precisam ser necessariamente uma regra. Afinal, nem todos possuem uma grande variedade de itens de cozinha na própria casa. Porém, o que for possível ser feito, deve ser incluído na rotina e você verá como o seu alimento ficará cada dia mais saboroso.

Confira o tipo de panela para cada preparo

Via de regra, o mercado contempla uma grande variedade de modelos e de materiais. Dado que esses últimos possuem uma função diferente em cada um. Assim, incluem as suas especificidades e vantagens de cozimento.

Logo, não é apenas sobre gosto, mas também sobre evitar servir um prato de qualidade ruim e desagradar o próprio paladar e daqueles familiares que participam do seu núcleo íntimo. E entre os tipos de panela para cada preparo, os principais materiais encontrados nas lojas de utilidades são: Inox, Alumínio, Cerâmica, Ferro e Antiaderente. Sendo assim, confira mais detalhes sobre cada categoria deste item valioso para o preparo das refeições.

Inox

Como uma opção muito utilizada nas cozinhas brasileiras, a panela de inox é perfeita para cozimentos com média e longa duração. Porém, em função da sua versatilidade, ela também pode servir para alimentos de preparo rápido, como é o exemplo do arroz.

Em geral, o seu fundo possui uma tripla camada de revestimento. Logo, o que é útil para controlar mais precisamente a temperatura em comparação com os produtos de alumínio. Sendo assim, as carnes e os molhos são as escolhas preferenciais para esse tipo de material.

Podendo serem inclusas quaisquer receitas com caldos, como feijão, frango ensopado, estrogonofes, moquecas, peixes, entre outras inúmeras escolhas de pratos.

Alumínio

Aqui temos outra alternativa extremamente versátil, já que o alumínio pode servir de base para quase todas as receitas, com exceção daquelas que necessitam passar pelo processo de grelhar.

Porém, esse é o material mais adequado para fazer frituras por imersão, como é o caso das batatas fritas caseiras. Aliás, iguarias que são tidas como as queridinhas dos finais de semana.

Para mais, como dito, a temperatura é um fator decisivo na escolha entre o tipo de panela para cada preparo. Os itens de alumínio, então, costumam contar com uma resistência fora do comum e podem ser levados a fornos de até 260 graus Celsius.

Cerâmica

A principal vantagem da cerâmica é a sua facilidade de limpeza, além, obviamente, da sua adaptação aos cozimentos mais longos. Ainda, o seu material é muito duro e contém uma resistência maior até mesmo do que as antiaderentes.

Fora isso, esse modelo não possui nenhum caráter tão especial e não deve ser escolhido de modo prioritário em comparação aos tipos mostrados anterior e posteriormente.

Ferro

Dessa vez, tem-se o ferro como material possível para ser usado na sua cozinha, principalmente porque ele é a opção que mais conserva a temperatura. Por isso, o seu uso é útil para alimentos que cozinham muito rápido, mas que necessitam de altas fontes de calor.

Além disso, esse fato gera uma significativa economia de gás durante o tempo de preparo.  E com isso, entende-se que essas panelas podem ser voltadas para assar, fritar ou cozinhar. Contudo, o seu manuseio deve ser feito com cuidado. Afinal, o material tem boa condução de calor, então utilize luvas térmicas para quando for transferir do fogão para outras superfícies, como mesas por exemplo.

Antiaderente

Entre os tipos de panela para cada preparo, agora chegamos no sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Os materiais antiaderentes são mais indicados para cozer grelhados, principalmente aqueles com carnes mais sensíveis.

Como todos sabem, uma das suas maiores vantagens é evitar que o alimento grude no fundo do utensílio. Assim, diminuindo as perdas que geralmente ocorrem em outros tipos de materiais. Com isso, a principal recomendação é manter as temperaturas mais baixas e aproveitar a fritura da parte interna do alimento.

Logo, não é difícil imaginar as principais sugestões de receitas cabíveis aqui, como por exemplo:  frango, peixe, omelete, panqueca, crepe, tapioca, entre outros.

Barro

Esta é uma alternativa que está saindo de moda com o passar do tempo, mas que se sobressai muito em situações específicas, como é o caso de caldos e ensopados. Via de regra, o barro permite uma maior consistência do líquido, deixando-o mais encorpado e cremoso.

Além do mais, nas áreas rurais, a panela de barro também é muito usada para cozinhar feijão. Nesse cenário, a única ressalva é a sua necessidade de manutenção regular. Assim, exatamente para que as suas propriedades não sejam perdidas com as altas temperaturas.