Finanças

Saiba qual score LIBERA cartão de crédito

Conseguir uma boa pontuação no score do Serasa não apenas é uma demonstração de boa organização e planejamento financeiro. Uma delas é conseguir ofertas para cartões de crédito.

O score de crédito é uma pontuação que avalia a sua capacidade de honrar compromissos financeiros. Sua utilidade é mais conhecida pelas instituições financeiras na hora de conceder subsídios, financiamentos e cartões de crédito.

Leia mais: ESTES são os passos para CONSULTAR score de crédito do SPC

O que é score?

De maneira resumida, “score”, termo em inglês para “pontuação”, é um indicador que toma como base diversos fatores. Ele é que define se o consumidor é um bom pagador, que mantém suas dívidas sob controle e não possui negativações. Ele também “denuncia” se o indivíduo é um mau pagador, que costuma atrasar o pagamento das parcelas, ou mesmo dar o famoso “calote”.

O site do Serasa oferece serviços pagos para um melhor acompanhamento do score, além de outras opções como consultas no seu nome e vazamento de dados. Ademais, de maneira gratuita, é possível saber a sua pontuação. Ela é classificada em faixas a depender de seu perfil como consumidor. A melhor delas varia entre scores de 701 a 1000 pontos.

Com qual pontuação posso ter um cartão de crédito?

Não há uma resposta direta acerca do assunto. O próprio site do Serasa afirma que muitos bancos ofertam cartões de crédito para pessoas com baixos níveis de score, assim como outros oferecem apenas aqueles com pontuações altas.

A recomendação dada é de manter suas contas pagas em dia. Assim, com o tempo, seu score aumentará e as chances de oferta de cartão de crédito serão ainda mais constantes.
Contudo, é possível precisar melhor quais tipos de cartões de crédito são liberados, a depender de sua faixa.

Score de 0 a 300

Pessoas com o score de 0 a 300 podem buscar opções específicas para negativados, como cartões de crédito pré-pagos ou consignados. Quem se enquadra na pontuação regular (300 a 500 pontos) terá mais opções de cartão de crédito.

Mas, deve-se atentar a questões como anuidade e taxas. Por fim, quem tem o score alto ou quase perfeito (de 600 em diante) receberá com frequência ofertas de cartões das modalidades Gold, Platinum ou Black, sem limites de crédito.

Classificação do score

A classificação da pontuação de crédito pode variar de acordo com a metodologia adotada por cada empresa que realiza essa avaliação. Mas, geralmente, segue uma escala que vai de 0 a 1000 pontos, como, por exemplo:

  • Pontuação de 0 a 299 – Muito baixo. Nessa faixa, é muito provável que a solicitação de crédito seja negada ou que sejam oferecidas condições desfavoráveis;
  • Pontuação de 300 a 599 – Baixo. Nessa faixa, é possível que a solicitação de crédito seja aprovada, mas com juros e condições pouco atrativos;
  • Pontuação de 600 a 799 – Médio. Nessa faixa, é provável que a solicitação de crédito seja aprovada com juros e condições aceitáveis;
  • Pontuação de 800 a 950 – Alto. Nessa faixa, é provável que a solicitação de crédito seja aprovada com juros e condições de incentivos;
  • Pontuação de 951 a 1000 – Muito alto. Nessa faixa, é forçosamente que a solicitação de crédito seja aprovada com as melhores condições e juros mais baixos.

É importante ressaltar que a classificação do score de crédito pode variar de acordo com a empresa que realiza a avaliação e que existem outros fatores que podem influenciar na decisão de concessão de crédito, como a sua renda, histórico de pagamentos, entre outros.

Mantenha seu score alto

Manter suas contas em dia é a certeza de se ter menos dores de cabeça e também de adquirir benefícios no mercado. Um deles é conseguir propostas melhores para cartões de crédito.

Isto porque as instituições financeiras enxergam em você segurança e compromisso na hora de adimplir suas obrigações. Em troca, lhes oferecem mais poder de compra. Felizmente, mesmo aqueles que possuem o score baixo podem sim conseguir um cartão de crédito, basta uma pesquisa maior. Ainda assim, é sempre importante manter seus pagamentos em dia e melhorar cada vez mais sua reputação como consumidor.