Se você está pensando em impulsionar a sua carreira profissional, saiba ouvir feedback e aprenda a absorver os conhecimentos advindos dele!
Assim você será capaz de construir uma vida profissional muito mais sólida e assertiva.
Afinal, é como diz aquela frase “é preciso sair do furacão para enxergá-lo”. Em outras palavras, é preciso olhar “de fora” para enxergar o que pode ser melhorado e desenvolvido.
Neste caso, uma pessoa que trabalha com você pode ter informações valiosas sobre os seus comportamentos e sua maneira de trabalhar. Isto é, ela pode lhe dar bons feedbacks e apontar melhorais interessantes para você.
Muitas pessoas têm dificuldades para ouvir um feedback. Há, inclusive, aqueles que acabam por se sentirem “ofendidos” com o que ouvem. Mas isso não passa de um “engano”.
O feedback é uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento profissional, e não uma forma de julgar.
Porém, infelizmente, muitos gestores não sabem dar um feedback de maneira coerente. E assim, cobram que os colaboradores saibam ouvir feedback, mas, não sabem dar de uma forma que não pareça uma crítica destrutiva.
Por isso, da próxima vez que você ouvir um feedback, tente fugir da resposta emocional que ele costuma gerar. Assim você conseguirá se preparar melhor para lidar com a crítica.
Tente enxergar o feedback como uma verdadeira porta para o conhecimento.
O primeiro comportamento que tendemos a ter quando alguém nos critica é o de se justificar, se defender e, em casos extremos, se ofender. Tudo isso associa-se às nossas emoções.
Por isso, comentamos acima que é importante você tentar se respaldar mais no racional. Nem que para isso seja necessário uma breve pausa no trabalho para pensar sobre o que se ouviu.
Além dessa pausa, pense sempre que um bom feedback é um ensinamento. E como um ensinamento, devemos aproveitá-lo da melhor forma possível. Afinal, aprender é sempre interessante, concorda?
Portanto, fuja dos pensamentos negativos sobre o feedback. Mude a sua perspectiva e saiba ouvir feedback para mudar a sua vida!
Ainda de acordo com o que mencionamos acima, devemos aprender a separar o feedback do nosso pessoal.
No começo pode parecer difícil. Mas, com o tempo, torna-se possível criar uma imagem mais positiva e profissional da crítica.
Lembre-se de que sempre que você ouvir um feedback é porque o outro está lhe dando a chance de melhorar o seu trabalho, e não apontando falhas para “ofender” você pessoalmente.
Por fim, saiba ouvir feedback para melhorar a sua vida profissional e, quando não o receber, solicite-o!
Solicitar esse tipo de crítica construtiva é muito importante quando a empresa ainda não possui essa cultura.
Desse modo você vai desenvolvendo a sua carreira e ainda ajuda a corporação a ter um comportamento positivo com relação ao crescimento dos colaboradores.
Não tenha medo de aprender!