Ao receber o convite para uma entrevista de emprego é muito importante que o candidato faça uma apresentação que considere seus pontos fortes e contorne seus pontos fracos.
Saiba direcionar suas qualidades e defeitos durante a entrevista de emprego
A postura do candidato é um fator primordial para que obtenha sucesso durante a entrevista de emprego. Visto que a entrevista de emprego é uma oportunidade de destacar suas qualidades e resultados. Além disso, ao não se direcionar de forma assertiva durante a entrevista de emprego, o candidato pode adotar uma postura negativa ficando aquém do seu potencial.
Exemplifique situações anteriores
Por isso, é muito importante que se prepare de modo objetivo para evitar se deixar dominar pela ansiedade da situação de avaliação. Sendo assim, é relevante para o candidato levar para a entrevista situações concretas que reforcem suas competências e habilidades.
É possível falar sobre a sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; liderança; gestão de equipes; implementação sistêmica; atendimento ao cliente; dentro outros pontos importantes para análise do seu perfil profissional.
Seja resolutivo ao apresentar seus pontos fracos
Ao apresentar uma situação negativa, contorne-a de forma resolutiva. Por exemplo, é possível informar que que precisa melhorar a sua capacidade de comunicação, ao passo que é relevante destacar que pretende estudar teatro.
Adote uma postura assertiva
O seu comportamento deve contemplar a sua narrativa. Por isso, é muito importante que não gesticule excessivamente durante suas respostas. Além disso, tenha cuidado para não interromper o entrevistador ao se lembrar de alguma situação específica, e ainda não deixe seus braços cruzados e mantenha contato visual com a pessoa que conduz o processo seletivo.
Faça perguntas
É aconselhável que o candidato não saia da entrevista de emprego com dúvidas. Por isso, faça uso do espaço cedido ao candidato no final da entrevista de emprego para tirar suas dúvidas. Levante questões sobre a empresa, plano de carreira, cultura, benefícios, dentre outros aspectos que sejam importantes para analisar a compatibilidade da vaga, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.
Não deixe a ansiedade dominar a sua postura
Portanto, enquanto candidato, é fundamental o seu direcionamento assertivo e objetivo para que não fique aquém do seu potencial profissional; o que pode acontecer quando o candidato não se prepara adequadamente, deixando a ansiedade dominar o seu comportamento ao não destacar toda sua capacidade de lidar com situações específicas dentro da sua área de atuação.