O WhatsApp possui uma ferramenta que permite salvar o histórico de mensagens do aplicativo chamada de backup. O recurso pode ser armazenado na nuvem do aparelho, sendo o Google Drive para Android e iCloud para iPhone. Confira mais informações a seguir.
Veja também: WhatsApp: Nova função permite colocar tempo de duração em todas mensagens
O usuário consegue criptografar o backup do WhatsApp no Google Drive e no iCloud. A possibilidade lançada em setembro deste ano permite que o histórico arquivado seja protegido com a mesma camada de segurança oferecida pelo mensageiro. Ao ativar a função, basta criar uma senha para proteger o backup ou ainda usar um código de 64 dígitos gerado pelo próprio WhatsApp de forma aleatória.
O WhatsApp permite que o backup seja feito de maneiras diferentes. As possibilidades garantem que o histórico possa ser guardado no próprio dispositivo ou no computador. Todavia, só pode ser acessado pelo aplicativo, usando a mesma conta em que a cópia de segurança foi salva
Caso tenha apagado alguma conversa do mensageiro sem querer, é possível recuperá-la com a restauração do backup. Com a certeza de que o histórico foi salvo, basta desinstalar e instalar novamente o aplicativo para que o chat apagado seja restaurado. Vale ressaltar que essas mensagens devem ter sido excluídas, no máximo, a 24 horas.
Aqueles que salvam o backup no Google Drive não precisam se preocupar com a memória disponível. Isso porque, a recurso do WhatsApp não ocupa espaço na nuvem, devido a parceira em que o mensageiro possui com o Google.
Em contrapartida, os usuários de iPhone (iOS) devem estar cientes de que a vantagem de armazenamento não se aplica ao iCloud. Neste sentido, para salvar o histórico das conversas do aplicativo o usuário deve ter o dobro de espaço referente ao tamanho do backup na nuvem.
No Android:
No iPhone (iOS):