O sistema do e-Social já é de conhecimento de todos os empreendedores, sejam eles microempresários ou proprietários de empresas multinacionais. Sabem também que existem inúmeras normas que devem ser seguidas, principalmente no que se refere a área trabalhista e previdenciária. Por isso que hoje, vamos indicar como usar o sistema e-Social.
Para utilização no sistema e-Social vai exigir das empresas que seja feito um grande esforço em todos os setores, além de revisar os processos, visando cumprir a legislação. Sabemos que essa tarefa não é simples e nem rápida de ser resolvida, por ser necessário que a empresa se mobilize em todas as áreas para atender as normas.
O sistema e-Social utilizará o que há de mais moderno para cumprir as obrigações na empresa, e assim unificar a emissão dos dados fiscais, previdenciários e trabalhistas, de maneira integralmente digital.
Sabemos do desafio que é implantar o sistema e-Social nas empresas por envolver, além de vários órgãos federais, a totalidade da empresa, bem como seus funcionários.
Sendo assim, esse sistema permite agrupar todas as informações em um único local, que todos os envolvidos possam visualizar e monitorar. A intenção do e-Social é promover a confiança, a transparência e o controle das informações emitidas para a Receita Federal.
Para as empresas, o e-Social exige que faça uma revisão completa nos setores de recursos humanos, administração de pessoas, segurança no trabalho, departamento jurídico e tributação. Uma vez que, todas as informações ficarão expostas.
Para utilizar o sistema, e assim transmitir todos os dados dos colaboradores, exige da empresa muita organização. Portanto, antes de iniciar com a inserção dos dados é preciso:
Na sequência acesse o portal do e-Social, utilizando o login no site gov.br. E o primeiro passo é realizar o cadastramento da empresa.
O sistema funciona a partir de eventos do e-Social, o qual é em número de 4:
O sistema do e-Social, após implantado na empresa, facilita a rotina e o cumprimento das obrigações principalmente tributárias e previdenciárias. Mesmo assim é preciso ter alguns cuidados como:
Entre as vantagens de utilizar o sistema na empresa tem-se:
Entre as desvantagens de implantação do sistema na empresa tem-se, principalmente:
Acredita-se que o e-Social veio para ficar, e as empresas precisam se adaptar a este sistema, ao ser o único que unifica todos os processos.
Pode ser difícil no começo, mas com o tempo, as pessoas já se habituam a sua utilização.