Página PrincipalSaiba como ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro de forma simples e segura
Atualidades
Saiba como ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro de forma simples e segura
Você já conhece a conta Gov.br? É uma plataforma digital que reúne os serviços públicos federais em um só lugar, facilitando o acesso dos cidadãos e das empresas. Através dela, é possível solicitar documentos, consultar benefícios, emitir certidões, fazer pagamentos e muito mais, sem sair de casa ou enfrentar filas.
Mas você sabia que existem diferentes níveis de acesso na conta Gov.br? Dependendo do nível, você pode ter acesso a mais ou menos serviços, com mais ou menos segurança.
A seguir, confira a nossa matéria na íntegra e confira quais são os níveis de acesso, como obtê-los e quais as vantagens de cada um.
Quais são os níveis de acesso na conta Gov.br?
Os níveis de acesso na conta Gov.br são: bronze, prata e ouro. Eles indicam o grau de confiabilidade das informações fornecidas pelo usuário e o nível de segurança exigido para acessar determinados serviços. Assim, veja o que cada nível significa:
Bronze: é o nível mais básico, que permite acessar apenas serviços que não exigem autenticação ou que não envolvem dados sensíveis. Nesse sentido, para obter esse nível, basta criar uma conta com seu e-mail ou número de celular e definir uma senha;
Prata: é o nível intermediário, que permite acessar serviços que exigem autenticação e que envolvem dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, entre outros. Para obter esse nível, é preciso validar sua identidade por meio de um dos métodos disponíveis na plataforma, como validação facial, bancos conveniados, certificado digital ou internet banking;
Ouro: é o nível mais avançado, que permite acessar serviços que exigem autenticação forte e que envolvem dados sigilosos, como informações financeiras, tributárias, previdenciárias, entre outras. Assim, é preciso ter um certificado digital ou usar o aplicativo Meu Gov.br para obtê-lo.
Como obter os níveis prata ou ouro?
Obter os níveis prata ou ouro da conta Gov.br é fundamental para ter acesso a todos os serviços da plataforma. Além disso, é uma maneira de garantir mais segurança para as suas informações e transações.
Conta nível prata
A seguir, confira como criar uma conta nível prata:
Em primeiro lugar, acesso o site https://acesso.gov.br/ e entre na sua conta com o seu CPF e senha do Gov.br;
Agora, para aumentar seu nível de acesso, clique em “Aumente seu nível de acesso” na tela inicial da plataforma;
Depois, escolha um dos métodos disponíveis para validar sua identidade e siga as instruções na tela. Você pode optar por:
Validação facial: é necessário ter em mãos a carteira de motorista ou seu título de eleitor e tirar uma foto do documento e do seu rosto para comparar as imagens;
Bancos conveniados: é preciso ter uma conta em um dos bancos parceiros da plataforma e autorizar o acesso aos seus dados cadastrais;
Certificado digital: é preciso ter um certificado digital no padrão ICP-Brasil emitido por uma autoridade certificadora credenciada;
Internet banking: basta ter uma conta em um dos bancos parceiros da plataforma e acessar seu internet banking para confirmar seus dados.
Após validar sua identidade por um desses métodos, você terá uma conta Gov.br nível prata.
Conta nível ouro
Para obter o nível ouro, é necessário ter um certificado digital no padrão ICP-Brasil ou usar o aplicativo Meu Gov.br. Assim, basta acessar a plataforma com seu certificado e confirmar seus dados.
Mas se você não tiver um certificado digital, pode baixar o aplicativo Meu gov.br na loja de aplicativos do seu celular. Depois, basta seguir as instruções para gerar um código QR que será usado para validar sua identidade na plataforma.
Ademais, com a conta Gov.br nível ouro é possível acessar todos os serviços disponíveis na plataforma com mais segurança e praticidade.
Quais as vantagens de ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro?
Ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro traz muitas vantagens para o usuário, como:
Acessar mais serviços públicos federais em um só lugar, sem precisar de vários cadastros ou senhas;
Acessar serviços que envolvem dados sensíveis ou sigilosos, como declaração de imposto de renda, consulta de benefícios, emissão de certidões, entre outros;