O prazo para entrega do imposto de renda vai até o dia 30 abril, mas se você declarou alguma informação errada fique tranquilo, pois é possível corrigir. Leia este artigo até o final e saiba como retificar a declaração de Imposto de Renda.
É importante a conferência de dados da declaração do imposto de renda, erros podem fazer com que as suas contas caiam na malha fina, o que pode tornar o processo mais complicado do que uma simples correção.
Como retificar a declaração do imposto de renda?
Antes de explicar como retificar a declaração do imposto de renda, é importante ter em mente por quais canais isso pode ser realizado. No momento é possível pelo programa do IRPF, pelo portal e-CAC e pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. este último pode ser feito até pelo celular.
Pelo programa do Imposto de Renda a retificação poderá ser feita clicando na aba “transmitidas” e selecionando a declaração deste ano.
Neste caso será necessário informar o número do recibo de entrega da declaração e utilizar o programa equivalente ao ano.
Na declaração retificadora é necessário informar todos os dados novamente já que ela anula a anterior por completo.
Uma alternativa interessante é o portal e-CAC já que ele carrega todos os dados da declaração anterior. Com isso, basta apenas vocÇe alterar os dados incorretos.
Qual o prazo para retificação?
A correção da declaração deve ser feita a apenas dentro do prazo final para declaração – 30 de abril. A data ainda pode mudar para 31 de julho, graças a um projeto de lei já aprovado pelo Senado, saiba mais aqui. O texto, devido a modificações, retornou para Câmara dos Deputados.
Quantas vezes é possível retificar os dados?
Não há limite para fazer retificações, o único critério é atender ao prazo da declaração do imposto de renda referente ao ano. É possível retificar declarações de anos anteriores apenas se está não tiver em processo de fiscalização.
Importante lembrar que mesmo que a retificação pode ser feita até a data final, porém isso pode interferir no lote de restituição do imposto de renda. A data da retificação que serve como base para te incluir em um dos cinco lotes.
Veja a data de cada lote de restituição até agora:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro