Nos próximos dias, até o dia 12 de abril, os trabalhadores que receberam o auxílio emergencial ano passado e tiveram o benefício negado em 2021 poderão fazer contestação. A informação foi confirmada pelo Ministério da Cidadania.
O status do auxílio emergencial pode ser verificado no site da Dataprev, empresa que processa os dados. No site oficial, o beneficiário devem informar o nome completo,CPF, nome da mãe e data de nascimento. A consulta também pode ser feita pelo telefone 111 e pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Já a contestação pode ser feita apenas no site da Dataprev, em consultaauxilio.cidadania.gov.br. Quem teve o benefício negado vê o motivo no site e há a opção de clicar em “Solicitar contestação”, informando o motivo. Ao clicar no botão, o beneficiário deve confirmar se quer fazer a contestação. Após confirmar, o pedido de contestação é enviado para a Dataprev analisar.
O Ministério da Cidadania já divulgou os motivos de recusa que podem ser contestados e o que pode ser feito em lista oficial. Vale lembrar que a nova rodada do auxílio emergencial só é válido para quem recebia o programa em dezembro de 2020. A análise para a nova rodada foi feita entre este grupo. Ou seja, quem não tinha direito ao auxílio emergencial sendo pago em dezembro de 2020 não teve o cadastro reanalisado e não tem direito à contestação.
Mensalmente, antes de cada pagamento, a Dataprev fará uma nova análise. A contestação poderá ser feita entre pagamentos. Ou seja, quem receber uma ou mais parcelas da nova rodada e teve o pagamento cancelado durante as reanálises mensais poderá contestar.
Na última terça-feira (06), o pagamento da primeira parcela do auxílio começou a ser feito. Ainda haverá pagamento esta semana, na próxima sexta-feira (09). Confira abaixo o calendário da primeira parcela em detalhes, para todos os tipos de beneficiários.
6 de abril: Nascidos em janeiro
9 de abril: Nascidos em fevereiro
11 de abril: Nascidos em março
13 de abril: Nascidos em abril
15 de abril: Nascidos em maio
18 de abril: Nascidos em junho
20 de abril: Nascidos em julho
22 de abril: Nascidos em agosto
25 de abril: Nascidos em setembro
27 de abril: Nascidos em outubro
29 de abril: Nascidos em novembro
30 de abril: Nascidos em dezembro
4 de maio: Nascidos em janeiro
6 de maio: Nascidos em fevereiro
10 de maio: Nascidos em março
12 de maio: Nascidos em abril
14 de maio: Nascidos em maio
18 de maio: Nascidos em junho
20 de maio: Nascidos em julho
21 de maio: Nascidos em agosto
25 de maio: Nascidos em setembro
27 de maio: Nascidos em outubro
1 de junho: Nascidos em novembro
4 de junho: Nascidos em dezembro
16 de abril: NIS terminado em 1
19 de abril: NIS terminado em 2
20 de abril: NIS terminado em 3
22 de abril: NIS terminado em 4
23 de abril: NIS terminado em 5
26 de abril: NIS terminado em 6
27 de abril: NIS terminado em 7
28 de abril: NIS terminado em 8
29 de abril: NIS terminado em 9
30 de abril: NIS terminado em 0