A partir do próximo dia 20, todos os trabalhadores que possuem valores do FGTS vão poder realizar um saque extra no valor de até R$ 1 mil. O saque extraordinário vem de uma MP que foi aprovada pelo Governo Federal, ou seja, uma Medida Provisória que visa trazer estímulos para girar a economia.
Os valores vão ser recebidos através da conta poupança social digital do Caixa Tem. O beneficiário tem o direito de realizar o saque até o dia 15 de dezembro. Para quem não tiver uma conta digital, a Caixa irá tratar de criar uma automaticamente para o trabalhador.
Pelo aplicativo Caixa Tem é possível transferir o valor extra do FGTS para uma outra conta, que pode ser sacado em espécie, ou mesmo utilizar para realizar compras ou pagamento de contas dentro do aplicativo.
Esse valor do FGTS é oriundo de depósitos que os empregadores realizam na conta dos trabalhadores todos os meses e com o intuito de alocar uma garantia no seu fundo de garantia, que é mais conhecido pela sigla FGTS. Esse valor corresponde a 8% do salário, mas se ele for jovem aprendiz esse valor depositado vai corresponder a até 2% do salário.
Existem diversas formas de realizar a consulta dos valores do FGTS. Uma delas é baixando o aplicativo através da loja oficial do seu celular, ou mesmo entrando no site da Caixa Econômica Federal. É preciso informar o seu número do NIS, além de criar uma senha que será necessária para completar o seu cadastro.
O seu saldo também pode ser consultado em qualquer agência física da Caixa Econômica Federal, sempre informando o seu número do NIS, ou mesmo solicitar que o seu saldo chegue por correspondência. Para esse procedimento, basta fazer o pedido através do número 0800 726 01 01.
O valor total que fica disponível no fundo somente pode ser retirado em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, uso em financiamento de imóveis, em casos de doença grave do titular ou familiar próximo, além de algumas outras opções específicas.
É muito importante destacar que o trabalhador que possui uma conta Poupança Social Digital, vai ter o seu depósito realizado automaticamente pela Caixa Econômica Federal. Esse dinheiro vai ser liberado em valor integral para a utilização pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
Cada trabalhador terá direito a realizar o saque facultativo. Portanto, vai ser uma decisão dele aderir ou não a nova modalidade. Se não desejar realizar o resgate dos valores, é possível enviar a informação para a Caixa até o dia 10 de novembro. Mas para que os desejam ter acesso ao benefício, o saque do FGTS pode ser uma oportunidade.
Se os valores do FGTS não forem movimentados dentro do Caixa Tem até o dia 15 de dezembro, esses mesmos valores vão retornar para a conta do Fundo de Garantia do Trabalhador. Como a rentabilidade do benefício pode acabar perdendo para outros ativos presentes na renda fixa, então sacar o valor pode ser interessante.