Se você acha que gastar demais consigo mesmo ou colocar estresse indevido em sua equipe de vendas é a melhor maneira de atingir as metas de vendas, está muito enganado. Assim, este artigo foi escrito com o propósito expresso de instruí-lo a interromper tal comportamento e começar a investir nos métodos adequados, para bater as metas com um planejamento de vendas eficiente.
Na sequência, apresentamos algumas sugestões para bater as metas com um planejamento de vendas eficiente:
Sem criar metas atingíveis, é difícil dizer se uma equipe está indo na direção certa, e é por isso que as definir é crucial para atingir as metas de vendas. Assim, acompanhar de perto as metas de sua empresa ajudará você a identificar possíveis problemas e fazer ajustes necessários rapidamente para evitar que sua empresa perca oportunidades.
Para concretizar esta estratégia, é necessário definir metas ambiciosas, mas realizáveis. Além disso, é necessário um sistema de monitoramento que detecte desvios e acione ações corretivas quando necessário.
Ajude a equipe a ter uma abordagem mais eficaz e individualizada para cada cliente, o que, por sua vez, aumenta a taxa de conversão e a satisfação do cliente, ambos cruciais para atingir as metas de vendas.
Para colocar essa estratégia em prática, é necessário um profundo conhecimento de cada cliente e suas necessidades. Use essas informações para planejar suas atividades e procedimentos, como a abordagem você tomará, com que frequência se comunicará com os clientes e que tipo de atendimento pós-venda fornecerá.
Para colocar essa estratégia em ação, você precisará selecionar um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que funcione para o seu negócio.
Ele deve permitir que a equipe gerencie com eficiência seus leads, oportunidades e contatos e forneça ferramentas de automação para economizar tempo e esforço tarefas rotineiras.
Para atingir as metas de vendas, é fundamental ter uma equipe de pré-vendas forte, que ajude a qualificar e nutrir leads antes de repassá-los ao departamento de vendas.
Para colocar essa estratégia em ação, você precisará de uma equipe de pré-vendas dedicada, cujo trabalho é qualificar e nutrir os leads até que estejam prontos para serem repassados aos vendedores.
Ferramentas como pontuação de leads podem ajudar esse grupo a determinar quais clientes têm o maior potencial para se tornarem clientes pagantes que precisam de mais tempo, educação e orientação antes de decidir a compra.
Os clientes estão se tornando mais exigentes; por isso, é crucial fornecer a eles soluções personalizadas que atendam às suas demandas exclusivas se você quiser atingir suas metas de vendas.
O serviço de consultoria ajuda a compreender os requisitos dos clientes em potencial fornecendo soluções que realmente os ajudem.
O investimento na formação do pessoal e no cultivo de competências de venda consultiva é essencial para a concretização desta estratégia. A equipe de vendas deve estar com treinamento para estar atenta às necessidades dos clientes, fazer perguntas pertinentes e oferecer soluções personalizadas.
Para conseguir isso, é preciso primeiro determinar quais chavões são mais aplicáveis ao seu público-alvo e, em seguida, trabalhar esses termos no discurso.
Usando ferramentas para o pitch de vendas, a equipe pode aumentar sua capacidade de persuasão e a eficácia de sua comunicação com os clientes. Dessa forma, levando-os a decidir a compra com mais rapidez e confiança.
Identifique a perda de um negócio e tome medidas para evitar que isso aconteça novamente, em vez de esperar que o cliente se afaste.
Para identificar problemas na estratégia de vendas e corrigi-los, é fundamental entender as causas das perdas. As mais comuns incluem: não entender as necessidades do cliente, cobrar preços excessivamente altos ou falta de credibilidade da empresa, ou do fornecedor.
É fundamental não desistir do lead na primeira tentativa, mas sim fazer um acompanhamento para sustentar o relacionamento e demonstrar interesse em atender o lead.
É necessário fazer o acompanhamento e deve ser único para cada cliente. Assim, pode realizar por e-mails, telefonemas ou mensagens.
Mostre que você se lembra do que discutiram anteriormente e enfatize as vantagens do serviço ou bem oferecido. Além disso, você deve ser persistente sem ser intrusivo, sempre respeitando o tempo e as decisões do lead.