O Bolsa Família é um programa criado pelo governo federal que visa auxiliar as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. O benefício é pago mensalmente e tem como objetivo garantir um mínimo de renda às famílias beneficiárias. No entanto, quando ocorrem os últimos pagamentos do programa para quem é bloqueado do benefício, há uma grande preocupação entre os beneficiários.
Nesse sentido, casos específicos geram dúvidas, como por exemplo: Caso eu receba os últimos pagamentos do Bolsa Família, eu posso receber o dinheiro atrasado?
A saber, em alguns casos, pode ocorrer, sim, o bloqueio do benefício. Isso tende a acontecer por diversos motivos, tais como falta de atualização cadastral, falta de comprovação de frequência escolar de crianças ou adolescentes, entre outros. Mas, é verdade que o Bolsa Família bloqueado recebe atrasado?
Leia mais: GRANDE VITÓRIA para os beneficiários do BOLSA FAMÍLIA acaba de sair HOJE (09/04)
Uma outra preocupação para os beneficiários do Bolsa Família é que muitas famílias atendidas pelo benefício social estão ameaçadas e podem receber seus últimos pagamentos. De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Wellington Dias, cerca de 1,1 milhão de cadastros irregulares serão excluídos do Bolsa Família até dezembro deste ano.
Bloqueio do benefício
O Bolsa Família, como todos sabem, é um benefício oferecido pelo Governo Federal. Contudo, infelizmente acontece que certas famílias, por alguma razão, têm seu benefício suspenso.
O bloqueio pode ocorrer por vários motivos, como citamos, estando entre os mais comuns:
- Falta de atualização cadastral;
- Mudança no endereço sem comunicação prévia;
- Falta de comprovação de frequência escolar dos filhos;
- Entre outros.
Quando isso acontece, as famílias ficam sem receber o benefício. Então, consequentemente, podem enfrentar dificuldades financeiras. Porém, é possível solicitar o desbloqueio e o pagamento retroativo do benefício, conforme explicaremos ao longo deste artigo.
Causas do bloqueio do Bolsa Família
Para evitar que ocorra os últimos pagamentos do BOLSA FAMÍLIA, é importante que as famílias beneficiárias do Bolsa Família se mantenham atualizadas em relação às exigências do programa. Entre essas exigências, destacam-se:
- Manter o cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico);
- Comprovar o grau de escolaridade próprio e dos filhos;
- Comprovar frequência escolar dos filhos;
- Cumprir a agenda de saúde, no que se refere à vacinação e acompanhamento de saúde de gestantes e crianças menores de sete anos;
- Informar ao programa qualquer mudança de endereço ou de renda da família.
Essas são algumas das exigências impostas pelo programa para que as famílias continuem recebendo o auxílio do Bolsa Família.
Afinal, Bolsa Família bloqueado recebe atrasado?
Se a família tiver tido seu benefício bloqueado e estiver com o pagamento atrasado, é possível resolver fácil. Basta solicitar o desbloqueio e o pagamento retroativo do benefício. Para isso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa Família, pelo telefone 0800 707 2003.
Será preciso fornecer informações sobre o titular do benefício. Além do mais, deve-se apresentar documentos comprobatórios, como comprovante de endereço e documentos dos filhos, por exemplo.
Após analisar as informações, o Governo Federal liberará o benefício bloqueado e realizar o pagamento atrasado. No entanto, é importante destacar que o processo pode levar algum tempo e que é necessário estar atento aos prazos estipulados pela Central de Atendimento.
Em suma, percebe-se que o bloqueio do Bolsa Família pode gerar dificuldades financeiras para as famílias beneficiárias do programa. É importante que os cidadãos fiquem atentos às exigências do programa e mantenham seu cadastro sempre atualizado.
No caso de bloqueio do benefício, o processo de desbloqueio e pagamento retroativo pode ser burocrático e demorado. No entanto, é fundamental que a família entre em contato com a Central de Atendimento do Bolsa Família e solicite o desbloqueio e o pagamento atrasado do benefício.