A Anvisa tem como objetivo garantir a proteção sanitária de todas as pessoas e, por isso, faz inspeções criteriosas em empresas alimentícias de todo o país. Neste texto, listamos 7 comidas e produtos alimentícios REPROVADOS pela Anvisa entre 2022 e 2023. Confira e saiba mais!
Saiba agora quais foram as 7 comidas e produtos alimentícios REPROVADOS pela Anvisa
Eventualmente, a Anvisa faz inspeções nas fábricas alimentícias e nos alimentos que são importados ao Brasil com o intuito de proteger a saúde pública e proporcionar alimentos de alta qualidade para a população.
Dentre essas inspeções, foram detectadas irregularidades e problemas nas marcas que listamos abaixo, entre o ano passado e este ano. Acompanhe.
1. Labornatus do Brasil
Essa empresa com foco em produção de suplementos alimentares foi proibida de fabricar e vender no Brasil devido às falhas graves que foram detectadas em documentações, estrutura física, higiene e outros cuidados que são essenciais para garantir a saúde e a segurança dos consumidores.
Inclusive, nem mesmo o controle de pragas ou alergênicos era posto em prática pela empresa, segundo a Anvisa em abril deste ano.
2. Fugini
Essa empresa alimentícia também foi proibida de vender alimentos devido às falhas que foram detectadas pela inspeção da Anvisa. Foram encontradas falhas relacionadas à higiene e controle de qualidade, pondo em risco a saúde pública.
Entretanto, depois que uma nova inspeção foi feita, a marca pode voltar ao mercado por ter “consertado” os problemas detectados anteriormente.
3. Fórmula Infantil Abott Nutrition
As fórmulas infantis também foram alvo de inspeção da Anvisa. Isso porque, nos Estados Unidos, um bebê que consumiu a fórmula faleceu, enquanto outros quatro foram internados depois disso. Por precaução, o alimento foi proibido preventivamente.
4. Haagen-Daz
Nos sorvetes dessa marca, a Anvisa encontrou uma substância que pode ser considerada tóxica para a saúde humana. Essa substância costuma estar presente na extração do aroma de baunilha. Entretanto, é válido destacar que lotes específicos foram retirados das prateleiras dos mercados, e não todos os produtos da marca.
5. Kinder Ovo
Possivelmente você ama o chocolate Kinder Ovo, não é mesmo? No entanto, em 2022 um lote foi barrado pela Anvisa e não pôde ser vendido no Brasil, devido à suspeita de que havia a presença de Salmonela na composição.
Nesse caso, o lote teria sido importado da Bélgica, e os demais lotes, que vemos nos supermercados, são considerados seguros.
6. Chocolates Elite
Para os amantes do bom e velho chocolate, fica o alerta com relação aos produtos da marca Elite: essa marca de chocolate foi proibida de vender no Brasil e em diversos países do mundo devido à suspeita de que os alimentos estavam contaminados com Salmonela, que pode causar danos e mal-estar intensos nas pessoas.
Desde então, a marca não retornou para os supermercados. Lembrando que se trata de uma marca de Israel.
7. Garoto
Por fim, a queridinha marca de chocolates também já foi recolhida das prateleiras por conta de suspeitas com relação à qualidade do produto. Em 2022, a marca foi questionada quanto à possibilidade de haver a presença de vidro na composição de alguns chocolates. Isso poderia ter ocorrido devido à quebra de um maquinário presente na fábrica.
Curioso, não é mesmo?