Conhecer os riscos do perfeccionismo no trabalho é o primeiro passo para fugir do “ciclo da perfeição”, onde se busca alcançar um patamar inatingível que apenas gera frustração e cansaço. Afinal, não existe perfeição em nenhum campo de nossas vidas e, portanto, é nosso dever reconhecer isso para conseguirmos garantir uma saúde mental mais equilibrada.
A seguir, no entanto, apresentamos alguns detalhes sobre os riscos do perfeccionismo para que você consiga avaliar a sua rotina e a partir disso tomar decisões inteligentes. Acompanhe.
Os riscos do perfeccionismo no trabalho estão envolvidos com prazos, frustrações, cansaço, dificuldades, entre outros fatores. Abaixo elencamos cada um deles. Veja:
A procrastinação anda lado a lado com o perfeccionismo. Embora essa afirmação possa parecer contraditória, afinal, quem quer “tudo perfeito”, tende a começar tudo antes dos prazos, o que acontece é que a pessoa nunca acha que está bom, e com isso, fica remodelando e remodelando um projeto ou trabalho, deixando os prazos estourarem e praticando a procrastinação.
Além disso, a pessoa pode sentir que não está preparada para começar algo, deixando para depois e estourando os prazos dessa maneira.
A frustração também é um dos riscos do perfeccionismo no trabalho. Afinal, você nunca consegue atingir aquele objetivo “grandioso e perfeito”, gerando aquela sensação de que não é capaz de ter bons resultados, ou de que jamais “sairá do lugar”.
Se você se sente dessa forma, fique de olho! É bem possível que você esteja caindo na cilada do perfeccionismo.
Ter dificuldades para delegar funções é outro risco do perfeccionismo no trabalho. Assim, você sobrecarrega a sua agenda e o seu dia a dia, tornando o seu trabalho muito mais exaustivo e estressante.
O medo de delegar funções aparece de maneira silenciosa, com a errônea ideia de que “ninguém faz tão bem quanto você”, gerando assim, muita frustração por não conseguir dar conta da carga de trabalho.
O esgotamento mental e físico também são riscos do perfeccionismo no trabalho. Você se sente extremamente cansado, e a sensação de dever cumprido nunca aparece, afinal, é possível que você nunca consiga vencer a demanda de trabalho diário ou semanal.
Por isso que delegar funções e aceitar que a perfeição não existe é fundamental para ter mais qualidade de vida no trabalho. Somente dessa forma é que você conseguirá executar as suas tarefas de uma maneira mais leve, sem sobrecarregar a sua saúde mental.
Além de conhecer os riscos do perfeccionismo no trabalho, lembre-se também de que não existe perfeição em nenhum contexto de nossas vidas. Sempre haverá falhas, e são essas falhas que nos ensinam muitas coisas e nos diferenciam um dos outros.
Aceitar que somos falhos é uma “libertação” para a nossa vida profissional, acadêmica, social, etc. Lembre-se sempre disso e tenha uma vida mais leve e feliz.