Você sabia que existe uma série de riscos de não conseguir delegar no trabalho? Isto é, existem riscos de problemas de saúde e bem-estar no trabalho devido à falta da capacidade de delegar atividades diárias.
Quer saber quais são esses riscos? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim! 😉
Conheça os riscos de não conseguir delegar no trabalho
Vivemos em uma sociedade na qual as pessoas são cobradas, no trabalho e na vida, como se elas fossem “robôs”. Querem que trabalhemos cada vez mais (sem necessariamente ganhar mais por isso), e sem reclamar ou atrasar algo. Porém, somos seres humanos – feitos de carne e osso.
Isso quer dizer que não temos superpoderes e não podemos cumprir com uma rotina de trabalho que ultrapasse os nossos limites. Fazer isso é abrir caminho para problemas de saúde física e mental.
Portanto, os riscos de não conseguir delegar no trabalho estão justamente relacionados a isso: quando não delegamos, tentamos fazer tudo sozinhos. E se tentamos fazer tudo sozinhos, acabamos sobrecarregando a nossa saúde, causando impactos nocivos.
Esses impactos podem ser bastante variáveis. Abaixo destacamos alguns deles:
1. Sobrecarga de trabalho que impacta a saúde mental
A sobrecarga de trabalho, sem dúvidas, é uma das principais consequências da dificuldade de delegar. Se você não consegue solicitar para algum colega que ele faça determinada tarefa, você acaba incluindo-a na sua lista do dia. Ao incluí-la, pode estar sobrecarregando a sua rotina, tornando a sua lista de tarefas extensa demais – acima do ideal para você.
Em um primeiro momento, essa correria pode gerar satisfação, motivação, etc. Porém, à medida que o tempo passa e a correria faz parte do cotidiano, o cansaço começa a aparecer. A lista de tarefas que nunca acaba pode gerar ansiedade, estresse, procrastinação.
Quando nos damos conta, a saúde começa a ficar comprometida, e a quantidade de trabalhos se acumula.
2. Atrasos e faltas nos compromissos
Os atrasos e as faltas/falhas nos compromissos também são sinais de que a sobrecarga apareceu. Você começa a abrir mão de coisas importantes por, simplesmente, se esquecer ou não conseguir concluir devido à carga de tarefas. Cuidado!
3. Imagem profissional prejudicada
A imagem profissional começa a ficar prejudicada. As pessoas enxergam você como uma pessoa desorganizada, desligada, desatenta. Além disso, podem encarar você como egoísta, já que não passa nada para ninguém – afinal, essa atitude de nunca delegar pode dar a entender que você não quer passar conhecimento adianta.
4. Qualidade de vida diminuída
Os riscos de não conseguir delegar no trabalho também impactam na qualidade de vida de uma forma geral. Seus relacionamentos no trabalho podem ficar prejudicados; sua saúde mental abalada; o bem-estar físico (devido ao cansaço) também sofre com isso; e assim por diante.
5. Trabalhos mal concluídos
Por fim, os trabalhos mal concluídos também podem aparecer. Afinal, você tem tanta coisa para fazer, que acaba fazendo algumas coisas de “qualquer jeito”, entregando tarefas mal concluídas.
E isso, novamente, impacta a sua imagem profissional, prejudicando a sua carreira e podendo, inclusive, colocar o seu emprego em risco. Cuidado!