De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde a segunda-feira (21) várias regiões do país estão sofrendo com fortes chuvas. Segundo as informações, as massas pluviais podem trazer prejuízos às localidades. Ao todo, 240 municípios poderão ser atingidos.
Neste sentido, veja neste artigo quais as recomendações para estes momentos!
Conforme o INMET, a expectativa para essa semana é de chuvas de 30 a 60 ml por hora ou 50 a 100 ml por dia, todavia, ainda há possibilidade de queda de granizo. Considerando também a formação de ventos intensos, foi indicado o alerta laranja, que significa grau severo de perigo.
Nas cidades do leste de Rondônia, como Porto Velho, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e Ariquemes, por exemplo, o alerta é amarelo, que indica apenas chuvas intensas. Embora o alerta tenha um caráter mais brando, ainda é necessário se atentar a possibilidade de periculosidade das chuvas.
Contudo, a partir de quarta-feira (23), algumas cidades de São Paulo também poderão sofrer com as intensas chuvas, com risco de raios e rajadas de vento. A previsão é de tempestades generalizadas e muito volumosas, especialmente na capital do estado. Ademais, ainda há indicação de formação de granizo e ventos de até 80 km/h.
Com às fortes chuvas registradas no último final de semana, infelizmente algumas cidades do estado de Minas Gerais já emitiram estado de emergência. Vale ressaltar que também houve queda de temperatura na Bahia e no Espírito Santo. No entanto, o alerta do INMET é válido, principalmente, para as seguintes regiões:
Existem algumas recomendações a serem seguidas durante a época de tempestades agressivas, de acordo com o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS). Veja algumas delas a seguir: