O rio São Francisco é um dos mais importantes nosso país, possui diversas quedas d’águas e cânions de até 80 metros de altura.
O tema sempre surge em questões de vestibulares e do ENEM, sobretudo relativas às grandes obras de transposição do rio.
Desse modo, vale muito a pena ficar ligado nesse assunto!
Localização do rio São Francisco
O rio São Francisco contempla os estados de:
- Minas Gerais
- Bahia
- Pernambuco
- Alagoas
- Sergipe
- Goiás e Distrito Federal
Sua nascente fica localizada na Serra da Canastra em Minas Gerais. Possui 2.830 km, segue em direção a Bahia, até Pernambuco, de lá começa a ir sentido sudeste, e passa por Alagoas e Sergipe, até chegar no Oceano Atlântico.
Nas áreas próximas a nascente, possui rios perenes, devido a quantidade de chuvas. Já nas regiões semi áridas, os rios são temporários.
Afluentes do rio São Francisco
O rio São Francisco tem 158 afluentes, sendo 90 perenes e 68 temporários, através deles forma-se a Bacia do São Francisco, com uma extensão de 641.000 km².
Importância econômica
A importância do rio para o desenvolvimento econômico de Estados e do país é muito relevante.
- Usina Hidrelétrica de Três Marias em Minas Gerais abastece parte da região sudeste
Hidrovia para transporte de produtos agrícolas da região de Pirapora de Minas Gerais, Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco. - Agricultura irrigada na produção de frutas, sobretudo nas regiões de Petrolina (PE) e Lagoa Grande (BA)
- Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga em Pernambuco
- Em Alagoas estão instaladas as Usinas Hidrelétricas Delmiro Gouveia, Moxotó e Xingó, responsáveis por fornecimento de energia elétrica para boa parte do nordeste.
Além disso, os lagos, quedas d’águas, entre outras paisagens, são exploradas para turismo, promovendo a economia das regiões.
Transposição do rio São Francisco
A transposição do rio São Francisco é um projeto que está sendo tocado pelo Governo Federal, para distribuir a água do rio, através de canais, para regiões atingidas pela seca.
Os Estados contemplados com a transposição são:
- Pernambuco
- Paraíba
- Ceará
- Rio Grande do Norte
A obra está dividida em dois eixos voltados para captação de águas, ambos no Estado de Pernambuco. O eixo norte na cidade de Cabrobó e o eixo leste na cidade de Floresta.
O projeto está em andamento e pretende entregar 600 km de canais e nove estações de bombeamento de água.