Geografia: Conheça os conceitos demográficos e suas classificações

Os conceitos demográficos constantemente aparecem em vestibulares e no ENEM e em vestibulares. Eles compõem a demografia, conhecida como geografia da população, a qual visa estudar os processos populacionais.

A seguir você pode conhecer os principais pontos dessa matéria. Acompanhe!

Densidade demográfica ou população relativa

Através desse estudo que estima-se o número total de cidadãos de uma determinada região, dividida pelo número da área em quilômetros quadrados. 

Ou seja, refere-se à distribuição da população em uma determinada área. Neste conceito chega-se a uma média entre o total de habitantes e a área total em tamanho. 

População absoluta

População absoluta é o número total de habitantes de um determinado local. Para chegar a esse resultado, é necessário fazer uma contagem precisa de todas as pessoas que habitam o território analisado. 

No Brasil, a saber, essa missão fica a cargo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que realiza a cada dez anos o estudo conhecido como Censo ou recenseamento demográfico para contagem da população. 

Taxa de natalidade

A taxa de natalidade é o número de nascimento que acontece em determinada região. Ou seja, ela representa o número de crianças nascidas vivas em determinado período. 

Para chegar a porcentagem, pega-se o número de nascidos vivos e a população total de determinada área. Geralmente o cálculo é feito a cada mil habitantes e o resultado se dá por permilagem. 

Taxa de fecundidade 

É uma estimativa referente o número de filhos que uma mulher pode ter ao longo do seu período fértil. É através desse indicador que é possível enxergar a capacidade reprodutiva média das mulheres em determinadas regiões.

A média do período fértil da mulher gira em torno dos 15 aos 49 anos segundo dados do IBGE. Órgãos públicos utilizam tais dados para saber se uma determinada população irá crescer, diminuir, ou então ficar do mesmo tamanho. 

Taxa de mortalidade

Refere-se ao número de morte registrados em uma determinada região. Assim como a taxa de natalidade também a calculada a cada mil habitantes. 

É através dela que reflete-se o número de óbitos no período de uma ano em um determinado local. Obtêm-se o cálculo na relação entre os números de óbitos e a população absoluta de uma específica área. 

Superpovoamento ou superpopulação

O superpovoamento ou então superpopulação refere-se à existência de um determinado número de pessoas, maior que a capacidade de suprimentos disponíveis na natureza. 

Desse modo, os recursos contidos no ambiente não seriam suficientes para sobrevivência humana. 


E então, gostou de conhecer mais sobre a demografia da população e seus conceitos?

Leia também – Geografia: Entenda o que estuda a climatologia e suas subdivisões

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.