O Governo Federal anunciou recentemente sobre a liberação da emissão do novo RG. As mudanças foram realizadas no documento com objetivo de proporcionar mais praticidade e segurança para os cidadãos. Algumas das maiores alterações se tratam da junção do número do CPF ao RG e liberação do RG digital.
Entretanto, apesar do RG digital já ter sido disponibilizado desde agosto deste ano, nem todos os estados do país já se adequaram ao novo recurso.
O novo documento já pode ser emitido e baixado no celular nos seguintes estados:
A princípio, para instalar o RG Digital, é necessário que a nova versão do documento físico seja emitida. Entretanto, como já mencionado, nem todos os estados já habilitaram a nova versão.
Para utilizar o RG Digital, o cidadão deve fazer o baixar o aplicativo do documento, que está disponível para os sistemas Android e iOS. Lembrando que, ao baixar o app, o cidadão deve inserir na busca a sigla do seu estado.
Confira por onde baixar o aplicativo:
Após o download, o cidadão deve seguir o passo a passo do aplicativo e escanear QR Code, que fica no documento físico, tirar uma foto selfie e criar seu cadastro para utilizar a versão digital do documento.
Confira as principais mudanças do RG: