O termo “Revolução Industrial” é usado para definir o período no qual, partir do século XVIII, a Inglaterra sofreu mudanças em seu sistema de produção.
O assunto é abordado com muita frequência pelas questões de história geral da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar a estudar melhor, o artigo de hoje trouxe a resolução comentada de uma questão sobre o tema que foi cobrada na prova do ENEM. Confira!
Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que
vos mantêm na miséria?
Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que
vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo
esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah,
que bebem vosso sangue?
SHELLEY. Os homens da Inglaterra. Apud HUBERMAN, L.
História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada
A resposta correta para a questão do ENEM (edição 2010) é a alternativa E.
O texto reproduzido na questão é uma crítica ao comportamento da burguesia da Inglaterra durante a Revolução Industrial. O seu autor pensa que os donos dos meios de produção, ou seja, os burgueses exploravam a mão-de-obra dos operários para gerar riquezas em grandes quantidades, as quais não eram divididas com os trabalhadores, que recebiam péssimos salários e trabalhavam em condições insalubres.
Devemos ter em mente que, com a expansão do trabalho nas fábricas da Inglaterra da época, as cidades passaram a crescer desordenadamente, recebendo cada vez mais operários, os quais recebiam salários pequenos e viviam em péssimas condições.