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Início Direitos do Trabalhador INSS

Revisão de Benefícios do INSS: Programa vai agilizar processos e diminuir filas

Medida busca reduzir a burocracia e acelerar o atendimento aos beneficiários

Ana Julia Nery por Ana Julia Nery
19 de setembro de 2025, 10:19h
em INSS
Imagem do prédio do INSS com fachada em vidro refletindo o céu, associado à revisão de benefícios.

INSS implementa programa para acelerar revisão de benefícios e reduzir longas filas./ Imagem: Agência Brasil

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A espera por respostas do INSS é uma realidade para diversos brasileiros que dependem de benefícios previdenciários e assistenciais. Com o objetivo de mudar esse cenário, o Governo Federal instituiu o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), uma iniciativa voltada para acelerar a revisão dos benefícios e reduzir as longas filas que costumam se formar nas unidades de atendimento.

O novo programa busca garantir mais agilidade e transparência, trazendo esperança para milhões de pessoas que aguardam análise de processos. O PGB propõe medidas práticas para enfrentar o desafio da alta demanda, incentivando servidores a ampliar o atendimento.

Continue a leitura para conferir todos os detalhes sobre este programa, e entender como essa medida pode impactar a vida de quem espera, há muito tempo, a análise ou concessão de benefício do INSS.

Como funciona o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB)?

O Programa de Gerenciamento de Benefícios foi desenvolvido para otimizar o fluxo dentro do INSS, autorizando os servidores a realizarem o chamado “contraturno”, ou seja, atenderem processos fora do expediente regular, inclusive em finais de semana. Para estimular a participação, o programa prevê remuneração adicional para esses profissionais, valorizando o empenho extra que é fundamental para desafogar a fila de espera.

Objetivo principal do PGB

Fila de atendimento para concessão de benefícios do INSS em 2025, ilustrando o processo de análise dos pedidos.
Programa busca garantir a análise e concessão dos benefícios em até 45 dias./ Imagem: Agência Brasil

O principal objetivo do programa é reduzir o tempo médio de análise e concessão dos benefícios, mantendo o prazo estabelecido em até 45 dias. Isso atende ao Termo de Ajustamento firmado com o Tribunal de Contas da União (TCU), que busca assegurar o direito do segurado de receber respostas dentro de um período razoável. Quando a demanda ultrapassa esse prazo, o processo automaticamente entra na lista de atendimento do PGB.

Revisão e reavaliação dos benefícios

Entre as tarefas previstas, destacam-se a reavaliação de benefícios previdenciários, revisões periódicas e a análise dos serviços administrativos que excederam o prazo legal. O PGB também contempla as avaliações sociais e periciais necessárias para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), garantindo que todo o fluxo de concessão seja mais ágil e eficiente.

Mutirões em todo o Brasil e impacto na redução das filas

O programa já está em andamento, com mutirões realizados em diversas regiões do país. Essa mobilização permite que servidores do INSS atendam um número maior de segurados, focando nos casos represados e promovendo decisões mais rápidas. Os mutirões ocorrem tanto em grandes centros urbanos quanto em localidades onde normalmente não há oferta de determinados serviços.

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Projeção para o futuro: resposta em até 45 dias

A meta estabelecida pelo governo e pelo INSS é que nenhum atendimento dure mais que 45 dias, permitindo que o cidadão tenha retorno em prazo adequado, seja para aprovação ou indeferimento de seu benefício.

O intuito é garantir que pessoas que busquem o INSS, muitas em situações de vulnerabilidade, não fiquem meses aguardando uma definição. A expectativa é que, com o novo modelo, situações de espera superior a três meses tornem-se cada vez mais raras, atendendo a todos dentro do prazo de 45 dias ou menos.

Perguntas frequentes

  • O que é o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB)?
    Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal que incentiva servidores do INSS a realizar atendimentos fora do horário usual, com o objetivo de agilizar análises e revisões de benefícios e diminuir as filas.
  • O que muda para os segurados do INSS?
    A principal mudança é a redução do tempo de resposta, que passa a ter como meta o prazo máximo de 45 dias.
  • Os servidores do INSS recebem algo a mais com o PGB?
    Sim, os servidores recebem remuneração adicional pelo trabalho realizado fora do expediente formal.

Continue acessando a mais informações sobre o assunto no NOTÍCIAS CONCURSOS.

Se sofreu descontos indevidos do INSS, aproveite e assista a este vídeo para saber como contestar:

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Ana Julia Nery

Ana Julia Nery

Redatora Grupo Sena Online

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Comentários 1

  1. Murillo says:
    3 meses atrás

    Vai agilizar negando o auxílio pra quem precisa, isso é o agilizar deles. Assim a fila vai diminuir COM CERTEZA!
    A coisa mais absurda nisso tudo, é que é mais vantajoso para o INSS pagar o processo para liberar o auxílio, do que liberar o auxílio diretamente.

    Responder

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