Pessoas interessadas em validar diploma de medicina emitido por instituições no exterior têm até hoje, dia 5 de outubro, para realizar a inscrição no Revalida 2020.
De acordo com o primeiro prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), o período de inscrição se encerraria na última sexta-feira, no dia 2. No entanto, esse prazo foi prorrogado até esta segunda-feira e se encerra às 23h59.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que a prorrogação visava manter o compromisso e garantir a participação de todos os interessados.
A inscrição é exclusivamente por meio da internet. Clique aqui se inscrever no Revalida 2020.
Para confirmar a participação na primeira etapa do exame é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 330. Além disso, ao realizar a inscrição é necessário comprovar que possui diploma de graduação em medicina expedido por instituição de ensino superior estrangeira reconhecida no país de origem.
O exame conta com duas etapas. De acordo com o edital, a primeira etapa, que é exclusivamente teórica, ocorrerá no dia 6 de dezembro e o resultado só ficará disponível no dia 5 de março de 2021.
A prova será aplicada no DF e em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Sobre o exame
A criação do Revalida se deu por meio da Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011. O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira. Desse modo, o exame é de caráter obrigatório para todos os médicos cursaram medicina fora do Brasil e desejam exercer a profissão no país.
O exame objetiva avaliar de forma rigorosa as habilidades e competências para o exercício da profissão. Desse modo, possui duas etapas e ambas as provas são de caráter eliminatório.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!