Reter talentos na empresa não é tarefa fácil. No entanto, é dever da gestão trabalhar para a construção de um ambiente que propicie mais qualidade de vida para todos.
Além disso, a empresa pode impactar no futuro dos colaboradores, ao apresentar a possibilidade de crescimento profissional como forma de reter talentos, por exemplo.
Neste texto, apresentamos uma série de dicas que podem contribuir para esse objetivo. Acompanhe e saiba mais.
Como reter talentos na empresa?
Para reter talentos na empresa, a gestão precisa se manter atenta às necessidades do time. Isto é, não dá para implementar, por exemplo, uma mudança x ou y, sem analisar se elas realmente oferecem benefícios para os colaboradores.
Isso significa que não existe fórmula mágica na hora de oferecer uma boa experiência aos colaboradores, mas sim, o que existem são ações alinhadas à necessidade de cada grupo.
A seguir, apresentamos ideias que podem ser analisadas por você, mas lembre-se de implementar o que fizer mais sentido:
1. Treinamento e desenvolvimento da liderança
Muitas vezes, a falha na hora de reter talentos na empresa é justamente uma liderança que está ultrapassada e que não é humanizada com os colaboradores.
Nesses casos, o ideal é investir no treinamento e desenvolvimento da liderança, para que seja possível criar uma atmosfera mais positiva para todos.
2. Salários compatíveis com as habilidades e competências
Os salários devem ser compatíveis com as habilidades e competências de cada colaborador. Se isso não estiver bem alinhado, é possível que você tenha que lidar com a perda de talentos importantes e incríveis.
Portanto, mantenha-se sempre por perto do time, avaliando os resultados e oferecendo um reconhecimento alinhado com o perfil de cada um.
3. Desenvolvimento de uma comunicação humanizada
A comunicação precisa ser clara e próxima dos seus colaboradores. Apenas dessa maneira é que se torna mais viável oferecer uma atmosfera mais acolhedora para todos.
Para isso, é importante facilitar a comunicação, alinhar a linguagem e o canal de comunicação, bem como mostrar uma disponibilidade em ouvir o que os colaboradores têm a dizer.
4. Feedbacks construtivos
Os feedbacks construtivos também ajudam na hora de reter talentos na empresa. As pessoas que recebem bons feedbacks percebem as oportunidades de crescimento e desenvolvimento, e isso pode instigá-la a ir adiante, desenvolvendo uma carreira mais sólida e feliz.
5. Possibilidade de plano de carreira
A possibilidade de ter um plano de carreira também esta alinhada ao processo de reter talentos na empresa. Se a sua corporação oferece um caminho promissor para ser trilhado, certamente os talentos se sentirão mais engajados com o propósito do negócio, não acha?
6. Oferecer treinamento para o time
Não se esqueça da importância de treinar a sua equipe para que ela sempre se desenvolva e cresça cada vez mais. Ao perceber a oportunidade de crescimento e desenvolvimento, os talentos poderão se sentir mais valorizados pela sua empresa.
Essa visão, unida à possibilidade de crescer na sua corporação, podem ajudar a reter talentos de uma maneira bastante efetiva.
Veja também: Investir no espaço físico é uma forma de reter talentos