O termo “PIIGS” é usado para definir o conjunto das economias de Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha.
O tema é abordado com muita frequência por questões de geografia e de atualidades, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre os PIIGS. Vamos conferir!
O termo PIIGS é uma sigla pejorativa usada pela imprensa britânica para definir os países com economias vulneráveis durante a crise de 2008. São eles: Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha. A denominação é uma referência à palavra inglesa “pigs”, ou seja, porcos.
Como a crise havia afetado duramente esses países, os investidores e os economistas acreditavam que os PIIGS possuíam um alto risco de dar não pagarem o que deviam devido ao alto endividamento e do alto déficit público.
Os cinco países fazem parte da União Europeia e têm uma série de dívidas com o bloco econômico. Contudo, no contexto pós-crise, a possibilidade de calote desses países passou a ser considerada uma ameaça para o Euro, a moeda da União Europeia.
Os investidores também se preocupavam com o risco das economias desvalorizarem o euro no cenário mundial e de quebrar muitas Bolsas de Valores do continente europeu.
A instabilidade dos PIIGS provocou consequências também para o Brasil na época, uma vez que os investidores estrangeiros desenvolveram uma espécie de aversão à investimentos internacionais.
Muitos desses empresários preferiram retirar suas participações em ações brasileiras e investir em outras nacionais, o que contribuiu para a crise que afetaria o Brasil, em 2010. A tardia chegada da crise imobiliária no país contribuiria para a desestabilização do PT e do governo Lula.