O termo “Cordilheira dos Andes” é usado para definir uma formação geológica que está presente na América Latina.
Esse assunto é abordado com muita frequência por questões de geografia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Cordilheira dos Andes. Vamos conferir!
Você sabia que a Cordilheira dos Andes é uma das formações geológicas mais importantes do planeta?
Isso mesmo. Essa formação geológica ocupa mais de oito mil quilômetros da costa oeste da América Latina e é a maior cadeia de montanhas do mundo.
A Cordilheira dos Andes atravessa sete países sul-americanos. São eles: Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Chile e Bolívia.
Na Cordilheira dos Andes o ar é rarefeito, o que significa que nos pontos em que a altitude é mais elevada, a pressão do ar diminui, provocando dificuldade para respirar. Também é importante mencionar que as temperaturas variam conforme o relevo: quanto mais alto, maior é a altitude e maior a chance da presença de neve e de temperaturas negativas.
Em relação à flora, predominam as estepes, também chamadas de vegetação rasteira. Na fauna estão presentes mamíferos que se adaptaram ao local, como as lhamas, as vicunhas e as alpacas. Pássaros e ursos também podem ser encontrados
Por fim, devemos ter em mente que a Cordilheira dos Andes é responsável por influenciar o clima de uma parte do Brasil: a Amazônia. Isso acontece por um simples motivo: a grande umidade produzida na Amazônia consegue ser distribuída para outras regiões do Brasil. Ainda, alguns dos rios que dão origem ao rio Amazonas possuem suas origens na Cordilheira.