Enem e Vestibular

Resumo de atualidades: o desastre em Brumadinho

Desastre em Brumadinho: esse evento pode ser cobrado no ENEM e nos vestibulares

O termo “desastre em Brumadinho” é usado para definir o rompimento de barragem na cidade de Brumadinho que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019.

O tema é muito recente e, dessa maneira, pode ser cobrado por questões de atualidades dentro das principais provas do Brasil, como nos concursos, nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre o desastre em Brumadinho. Vamos conferir!

O que foi o desastre em Brumadinho?

Como mencionado, o desastre em Brumadinho foi um episódio marcado pelo rompimento da barragem da Vale, empresa mineradora, na cidade de Brumadinho, estado de Minas Gerais. O acidente ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019 e é considerado o maior acidente de trabalho em perda de vidas do país e um dos maiores desastres ambientais da mineração do país desde do rompimento em Mariana.

Principais aspectos do desastre em Brumadinho

A Vale era a responsável pela Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, que rompeu em 2019. A barragem foi construída em 1976 e apresentava declarações de estabilidade que atestavam a sua segurança. Até hoje não se sabe com certeza as causas do rompimento.

Contudo, os mais de 11 milhões de metros cúbicos de rejeitos que existiam na barragem se transformaram em uma lama que destruía o caminho por onde passava. Outro agravante do acidente é que, no momento do acidente, o alarme não funcionou, contribuindo para o grande número de mortos, já que os funcionários não conseguiram se preparar para enfrentar o rompimento.

Consequências

O rompimento da barragem em Brumadinho foi o responsável por ocasionar mais de 250 mortes. Outra consequência gravíssima foi a destruição de parte da Mata Atlântica local, a morte de diversos animais silvestres e a destruição de mais de área verde.

Por fim, também podemos mencionar que um dos rios mais importantes da região, o rio Paraopeba, foi afetado: com o acidente, a sua a água se tornou imprópria para consumo.