Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 acabaram há pouco tempo. Porém, a importância das olimpíadas e de seus valores permanece.
Devido ao acontecimento das olimpíadas no ano de 2021, é provável que questões de história geral de vestibulares e vestibulares militares abordem o tema.
Dessa maneira, para que você possa se preparar de forma adequada, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a história das olimpíadas.
Sempre realizados em períodos de paz, uma espécie de jogos olímpicos em sua forma primitiva teria acontecido pela primeira vez na Grécia Antiga, por volta do ano de 2500 a.C..
Porém, uma forma um pouco mais moderna dos jogos, que trazia os nomes dos atletas registrados, aconteceria somente no ano de 776 a.C.. Nessa ocasião, ainda na Grécia, os jogos eram utilizados para homenagear os deuses da mitologia grega e também, como função secundária, para celebrar a amizade e a integração entre os povos da época.
Um francês de nome Pierre de Coubertin inspirou-se no legado histórico dos jogos da Grécia Antiga que havia analisado escavações arqueológicas realizadas na cidade grega de Olímpia entre os anos de 1875 a 1881 e, a partir disso, fundou o Comitê Olímpico Internacional, o COI, em 23 de junho de 1894, sendo seu presidente até 1925.
Coubertin é considerado, dessa forma, o idealizador das Olimpíadas no formato moderno que conhecemos hoje. Os primeiros jogos olímpicos aconteceram em abril do ano de 1896, na cidade de Atenas, Grécia.
Podemos notar uma série de diferenças entre os jogos da antiguidade e os da era moderna.
Na antiguidade, por exemplo, os jogos olímpicos aconteciam com um número reduzido de modalidades e eram limitados aos povos que habitavam na região da Grécia. Nos dias atuais, por sua vez, as olimpíadas possuem caráter global e apresentam modalidades que não existiam na Grécia antiga.
O Brasil participou pela primeira vez dos jogos olímpicos nas Olimpíadas de Antuérpia, na Bélgica, no ano de 1920.
Ainda, o Brasil teve também a oportunidade de sediar uma edição das Olimpíadas: aquela do ano de 2016, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.