A Receita Federal abriu na última sexta-feira (23) as consultas ao quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
No total, o lote pagará R$ 1,9 bilhão a 1.220.501 contribuintes. A previsão é que os recursos sejam pagos na próxima sexta-feira (30/09).
Vale ressaltar que também é possível consultar os lotes residuais de anos anteriores, de contribuintes que caíram na malha fina da Receita.
No entanto, do valor total do lote, R$ 221 milhões serão pagos aos contribuintes com prioridade legal. Veja quais são:
A princípio, conforme regras de liberação, o pagamento da restituição ocorre diretamente na conta bancária informada pelo cidadão na declaração do IR.
Em primeiro lugar, na hipótese de os valores não serem efetivamente pagos, pode ser um indicativo que o contribuinte caiu na malha fina. Desse modo, a quantia ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil.
Assim, bastará reagendar a liberação dos valores através dos seguintes canais de atendimento:
A consulta à restituição pode ser feita no site receita.fazenda.gov.br, no aplicativo Meu Imposto de Renda e no Portal e-CAC. Veja como realizar o procedimento a seguir:
Consulta pelo site da Receita Federal
Consulta pelo portal e-CAC
De acordo com os dados divulgados pela Receita Federal na última quinta-feira (22), mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda. Foram entregues 38.188.642 declarações até setembro.
Segundo o fisco, os principais motivos que levaram os contribuintes à malha do leão são:
Para saber se está na malha fina, o contribuinte pode consultar de forma prática e rápida, por meio do Centro de Atendimento Virtual. Confira o passo a passo:
Pronto! Por fim, por meio da página o contribuinte consegue saber se caiu na malha fina e o motivo da sua declaração ter sido retida.