Infelizmente, a verdade é que milhares de brasileiros estão se queixando da restituição bloqueada do Imposto de Renda. Afinal, por que isso acontece? O que fazer nesse tipo de situação? Neste texto, reunimos algumas informações que podem ajudá-lo a lidar com isso da melhor forma. Acompanhe e saiba mais!
Todos os anos, milhares de brasileiros aguardam ansiosamente pela restituição do Imposto de Renda que foi retido na fonte. Porém, em algumas situações e por diversos motivos, a Receita Federal pode acabar bloqueando essa restituição. Por exemplo, se os dados bancários informados forem incorretos, o pagamento não acontecerá por motivos simples: não há como a Receita Federal fazer o pagamento.
Além disso, é muito importante ter a consciência de que nem sempre as pessoas têm direito à restituição. Ela só é paga quando o cidadão acaba pagando mais Imposto de Renda do que realmente deveria. Portanto, pode ser que você creia que a sua restituição foi bloqueada quando, na realidade, não tinha direito de recebê-la este ano.
Outro ponto que devemos considerar é que, às vezes, o pagamento apenas não aconteceu no primeiro lote da restituição. O que isso significa? Significa que pode ser que você receba o pagamento em outro momento, pois ainda há mais quatro lotes de pagamento. Logo, pode ser que seja necessário apenas aguardar uma nova “leva”.
Por fim, pode ser que o cidadão tenha preenchido a Declaração do Imposto de Renda de forma equivocada, e o Fisco talvez tenha detectado alguma informação incorreta. Porém, calma! Saiba que é possível retificar a sua Declaração para garantir que tudo esteja dentro dos conformes e evitar complicações com o Fisco. Inclusive, temos um conteúdo feito especialmente para ajudá-lo nesses casos: Precisa retificar o Imposto de Renda? Saiba como corrigir erros!
Como vimos anteriormente, são muitos os fatores que podem estar afetando o recebimento da sua Restituição. Por isso, para resolver o problema relacionado ao bloqueio, é muito importante que, antes de qualquer coisa, você consiga detectar qual é o problema que tem impedido o pagamento. Apenas depois desse diagnóstico é que se torna possível tomar alguma decisão.
Para descobrir o “erro”, entre no portal e-CAC, clique em “Processamento”, depois em “Resolver Pendências” e analise o que pode ter ocorrido. Depois de descobrir a pendência, veja algumas considerações que podem ajudá-lo:
Siga essas orientações para encontrar o erro do bloqueio e assim regularizar a situação.