Você conhece o enigma do anel de ouro? Este é um desafio matemático e lógico super interessante, que vai testar suas habilidades cognitivas. Na verdade, em um primeiro momento pode parecer algo super complexo, resolvido apenas com muitos cálculos e teorias.
Mas na verdade, existe um jeito muito mais fácil de cumprir esse desafio, apenas com dedução lógica e observação. Ficou curioso? Então conheça o enigma do anel de ouro abaixo.
Você consegue resolver o enigma do anel de ouro?
Vamos ao que interessa! Para criar um anel de ouro, um joalheiro moldou o metal precioso em formato cilíndrico. Em seguida, ele fez um furo no meio, criando um anel de seis centímetros de altura, como mostra a figura abaixo:
Pois bem, a sua missão será descobrir qual é o volume total do anel (quanto ouro ainda tem nele após o furo). Lembre-se de que esse desafio não precisa ser resolvido com cálculos matemáticos, apenas com a intuição. Difícil? Então vamos te dar mais uma dica.
O volume desse objeto em formato de esfera é de 4/3 ? R3. Isso significa que se divide o 4 pelo 3, o pi equivale a 3,14 e R é a medida de rádio. Mas você nem precisa saber desses conceitos matemáticos para acertar a resposta.
Resultado do enigma do anel
E então, conseguiu adivinhar? Bom, vamos te dar a resposta do enigma do anel. Em primeiro lugar, considere que mesmo antes de haver o furo em seu meio, ele já tinha 6 centímetros de altura. E como a esfera é redonda, seu diâmetro será sempre igual à altura.
Ou seja, seja qual for o tamanho do furo que o joalheiro fez no anel, ele tem 6 centímetros de diâmetro. Viu só como se trata de dedução pura? Você não precisa usar nenhuma fórmula, apenas exercitar sua capacidade de pensamento lógico.
Mais um desafio para você
Vamos para mais um desafio envolvendo esferas, dessa vez um relógio. Agora sua missão é dividir a imagem abaixo em seis partes iguais:
Você pode dividi-lo da forma como quiser. Nossa única condição é que em cada uma das seis partes dele a sua soma seja a mesma. Interessante, não? Tire um tempo para cumprir esse desafio com calma e encontrar a resposta.
Solução para a divisão do relógio
E então, conseguiu achar a solução? Para resolver esse problema, comece somando todos os seus números. O resultado final será 78. Assim, ao dividir a esfera em seis partes, o resultado de cada uma delas precisará ser igual a 13.
Agora ficou mais fácil? Se ainda está difícil imaginar a solução para esse problema, então vamos traze-la abaixo. Veja como o relógio deve ficar:
Parece uma bola de basquete, não é mesmo? Este é um ótimo desafio para testar as suas habilidades de percepção.
Compartilhe esses testes
Agora chegou a hora de apresentar o enigma do anel de ouro e a divisão do relógio para amigos e familiares. Veja quem consegue acertar os dois testes usando apenas pensamento lógico. Esses desafios são ótimos para pessoas de todas as idades. Por isso reúna grupos e faça-os para ver quem consegue acerta-los.