A reserva de emergência é uma parte fundamental e indispensável para um bom planejamento financeiro. No entanto, economizar não é uma tarefa assim tão simples, principalmente em meio à alta inflação que vivenciamos atualmente.
Além disso, a falta de ter uma educação financeira na base de estudos em nosso país, dificulta ainda mais a tarefa de planejar as finanças pessoais.
Recentemente, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizou uma pesquisa onde constatou que apenas 44% dos brasileiros afirmaram ter uma reserva para imprevistos no início de 2020. Mas, de acordo com a pesquisa, houve saltou para 57% em 2021.
Isso mostra que a educação financeira ainda está iniciando a sua trajetória entre os brasileiros. Mas, aos poucos, eles têm buscado cada vez mais conhecimento para se planejar financeiramente e montar a sua reserva de emergência.
Mas você sabe realmente qual é a sua importância no planejamento e a diferença que ela pode fazer na sua vida? Confira o nosso artigo com todas essas informações e mais dicas importantes para você montar a sua reserva.
Reserva de emergência: por que ela é tão importante?
Entender a importância da reserva de emergência não é tão difícil. Afinal, quem nunca precisou de recursos imediatos em meio a um imprevisto, não é mesmo?
Na verdade, a parte mais difícil é criar a sua reserva e definir prioridades com disciplina. Essa tarefa se torna ainda mais difícil quando os proventos são poucos e as contas aumentam a cada dia.
Mas não podemos deixá-la de lado por conta de seus impasses. Isso porque ter uma reserva para contar é fundamental em momentos de emergência. Além disso, se você deseja se tornar um investidor, ela será a base que te dará segurança na realização de seus investimentos.
Se planejar financeiramente é fundamental para ter uma “vida mais tranquila”. Assim, você saberá que estará preparado caso alguma emergência ocorra.
Como montar uma reserva de emergência?
O valor da reserva de emergência deve ser equivalente a alguns meses do seu custo de vida. Especialistas afirmam que o valor mínimo ideal para a reserva é de 6 meses do seu custo de vida.
Sendo assim, se o seu custo de vida mensal é de R$ 3 mil, o valor reservado deve ter o total de R$ 18 mil. Mas quando fazem as contas, muitas pessoas acham impossível chegar a este valor.
Por isso, separamos algumas dicas importantes que te ajudarão a montar a sua reserva. Veja a seguir.
Comece com pouco
Muitos acham que precisam guardar um valor exorbitante por mês para montar a sua reserva. No entanto, a constância é muito mais importante do que a quantidade.
O dinheiro da reserva será retirado mensalmente dos seus proventos e permanecerá guardado até que surja um imprevisto. Por isso, comece com pouco. Quanto você consegue guardar por mês? 10, 50, 200 reais? Então faça-o e torne isso um hábito. Não espere sobrar dinheiro no mês para começar.
Renda extra
Não encontra nenhuma forma de inserir as retiradas mensais para emergência do seu salário? Então este é o momento ideal para você começar a fazer uma renda extra.
Existem várias possibilidades de renda extra que você pode fazer para ganhar um dinheiro a mais sem atrapalhar o horário do seu trabalho diário. Veja alguns exemplos:
- Revenda produtos por catálogo;
- Se disponibilize para passear com cachorros no final de semana;
- Se torne um freelancer;
- Venda produtos pela internet;
- Seja um afiliado digital;
- Faça docinhos para vender;
- Venda o seu conhecimento através de aulas particulares ou em grupo (ou crie um cursinho online com aulas gravadas);
- Crie templates, planilhas e designers editáveis e venda na internet.
Reserve para os sonhos
Agora que você começou a sua reserva de emergência, não esqueça dos seus planos e sonhos. Deseja ter um carro ou fazer uma viagem legal? Não a deixe de lado para montar a sua reserva.
O planejamento financeiro não serve para te privar de viver. Mas sim, para te proporcionar mais momentos de realizações com tranquilidade. Por isso, se planeje para destinar um valor para cada objetivo.
Não retire sem necessidade
Tenha uma coisa em mente: o dinheiro da reserva de emergência serve exclusivamente para EMERGÊNCIAS. Comprar um sapato novo ou ir ao cinema não é uma emergência. Por isso, conscientize-se de que esta é uma segurança financeira para você.
Sendo assim, uma das estratégias para deixar esse dinheiro longe da sua visão diária, é deixá-lo em uma conta que você não movimenta todos os dias. Ou seja, aquela conta que você não usa para pagar as contas. Assim, a tentação será bem menor.
Lembre-se sempre de que o caminho para um planejamento financeiro pode ser difícil, mas que irá te conceder mais liberdade e tranquilidade futuramente.