Se você é estudante, fez um financiamento estudantil para pagar a faculdade, mas não conseguiu quitar a dívida a tempo, não se preocupe. Pois, saiba que é possível fazer uma renegociação FIES 2022.
Dessa forma, é possível que o estudante universitário fique em dia com o Governo Federal. Além disso, possa retirar as restrições de seu nome devido a essa dívida.
Então, se você possui parcelas e atraso com o FIES e quer regularizar sua situação, não deixe de acompanhar até o final. Assim, saiba como fazer a renegociação e limpar seu nome, de forma simples e eficiente.
O que é o FIES?
O FIES é a sigla usada para designar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Então é um programa criado pelo Ministério da Educação para facilitar o acesso da população de baixa renda a faculdades particulares.
Com fundação em 1999, o fundo é destinado a jovens que desejam ingressar em faculdades não gratuitas. Por isso, já ajudou milhões de brasileiros a conquistar o diploma da faculdade.
Ele funciona como um financiamento, propriamente dito, que subsidia o pagamento das mensalidades. E isso ocorre enquanto o estudante está cursando o ensino superior.
Dessa forma, após se formar, o jovem tem até 5 anos para se colocar no mercado de trabalho. Assim, então quitar a dívida junto ao MEC.
Inadimplência do FIES, entenda
Apesar do prazo flexível de 5 anos para pagamento, a situação não é tão fácil. Pois, os valores altos das dívidas e a dificuldade de conseguir um emprego formal assim que terminar a faculdade são as maiores razões da inadimplência do FIES.
Dessa forma, é comum encontrar estudantes que possuem restrições em seu nome, graças a essa dívida.
No entanto, com a nova MP, editada em dezembro do ano passado pelo Senado, é possível que esses estudantes quitem suas dívidas, de forma simples.
Como funcionará a Renegociação FIES 2022
Após a sua aprovação a MP passará a ser uma lei. Desse modo, a Caixa e o Banco do Brasil já poderão oferecer os descontos e condições facilitadas aos estudantes que possuem dívidas com o FIES.
Durante o processo de aprovação, os cadastros para novos refinanciamentos ficarão suspensos. Por isso, o ideal é esperar a divulgação de um novo calendário pelas instituições financeiras.
Estima-se que a partir do mês que vem o prazo para novos pedidos de renegociação seja reaberto. Então, as solicitações poderão ser realizadas até o último dia do mês de dezembro.
Quem terá direito a Renegociação FIES 2022?
Todos os estudantes que firmaram contratos com o FIES a partir de 2017 podem pedir a renegociação de sua dívida.
No entanto, as condições e descontos podem variar, de acordo com cada estudante. Por exemplo, como contar o tempo de atraso no pagamento das parcelas.
Desse modo, estima-se que o desconto chegue a 99% da dívida. Mas isso, dependerá do perfil do estudante e do tempo de contrato com o financiamento estudantil.
De quanto será o desconto e as parcelas da Renegociação FIES 2022?
Como vimos anteriormente, cada perfil de aluno e características do atraso no pagamento terá uma condição de parcelamento da dívida.
Em suma, a renegociação FIES 2022 será feita da seguinte forma:
- Estudantes que constarem no Cadastro Único do Governo Federal, ou que recebam Auxílio Emergencial ou Auxilio Brasil, receberão um desconto de até 92%. Todavia, desde que tenham parcelas em atraso por mais de 360 dias;
- Estudantes cadastrados no CadÚnico que foram aprovados para o Auxílio Emergencial ou Auxilio Brasil com dívidas em atraso a mais de 360 dias. Além disso, a data da última prestação do contrato esteja e atraso a mais de 5 anos, terão desconto de 99%;
- Outros estudantes, com débitos em atraso de mais de 360 dias, terão direito a um desconto de até 77% do valor total da dívida.
As parcelas, em qualquer uma dessas 3 situações, podem chegar a 150 vezes. Portanto, o que pode facilitar ainda mais a quitação.
Como conseguir a Renegociação FIES 2022?
Segundo o MEC, as entidades de ensino superior precisam fazer a revisão do contrato e enviar a proposta ao estudante. Então, ao pagar a primeira parcela já valida o contrato de renegociação FIS 2022.
Logo após o primeiro pagamento, as restrições no nome do estudante junto a órgãos de proteção ao crédito já devem ser retiradas.
A renegociação FIES 2022 pode ser a chance que você estava esperando para quitar sua dívida. Desse modo, ficar em dia com o Ministério da Educação, e com a instituição educacional onde você cursou sua graduação.