O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos e tem como características a presença dos organismos:
- Procariontes
- Unicelulares
- Autótrofos
- Heterótrofos
Além disso, o grupo de monera possui bactérias e cianobactérias. Ademais, os primeiros fósseis encontrados no planeta foram os procariontes, ou seja, microfósseis de cianobactérias.
Eles foram encontrados na Austrália, com ao menos 3,5 bilhões de anos e também de bactérias e na África do Sul com ao menos 3 bilhões de anos e 100 milhões de anos.
O assunto poderá aparecer no Enem e em diversos vestibulares. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre.
Reino Monera: Bactérias
As bactérias são microorganismos celulares e são encontradas em uma grande diversidade de ambientes, como no solo, na água, no ar, em materiais em decomposição e diversos outros lugares.
As bactérias vivem de várias formas, algumas vivem isoladas ou constroem agrupamentos coloniais em diversos formatos. De acordo com a forma que ela se apresentam, elas recebem uma denominação, veja:
- Bacilos: Possuem formas alongadas
- Cocos: Apresentam formas esféricas, no entanto, eles podem formar várias colônias: diplococos, estafilococos, estreptococos, pneumococos e tétrade.
- Espirilos: Possuem forma espiral
- Vibriões: Apresentam forma de vírgula
Muitas bactérias são benéficas ao homem e produzem vitaminas extremamente importantes para a manutenção da vida.
Além disso, as bactérias também permitem a decomposição da matéria orgânica, contribuindo para reciclagem de vários alimentos.
Cianobactérias
As cianobactérias são organismos unicelulares que podem viver individualmente ou em grupos. Ademais, elas não conseguem ser enxergadas a olho nu e fazem parte do Reino Monera.
Além disso, as cianobactérias realizam a fotossíntese, no entanto, a clorofila não está organizada nos cloroplastos como acontece nas plantas.
Vale dizer que as cianobactérias possuem diversos formatos variando entre esferas, bastões ou filamentos, podendo aparecer em solo úmido e na água.
Por fim, o acúmulo de matéria orgânica contribui para o desenvolvimento das cianobactérias, que se espalham rapidamente por meio da eutrofização.
Eubactérias e Arqueobactérias
Ao longo dos anos a classificação dos seres vivos acabou variando, sobretudo após o aprofundamento do conhecimento sobre a estrutura dos organismos, a origem e evolução das espécies.
A saber, dependendo do sistema de classificação adotado, o Reino Monera é considerado por alguns cientistas e por outros não. Desse modo, a partir de alguns estudos o Reino Monera pode ser substituído por dois grupos:
- Eubactérias: Possui bactérias verdadeiras e cianobactérias
- Arqueobactérias: Tipos de bactérias que vivem em ambientes extremos
E então, gostou de saber mais sobre o Reino Monera?
Não deixe de ler também – Fungos: Como estudar essa matéria.