Enem e Vestibular

Reino Franco: um resumo para as principais provas do país

Reino Franco: aquilo que você precisa saber sobre esse assunto

O termo “Reino Franco” é usado para definir um reino muito importante que foi consolidado na Baixa Idade Média.

O tema é muito cobrado por questões de história geral dentro das principais provas do país, especialmente os vestibulares e o ENEM.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o Reino Franco. Vamos conferir!

Reino Franco: introdução

Para entendermos o que foi o Reino Franco precisamos analisar brevemente o povo que fazia parte desse reino: os francos. Os francos viviam em tribos na região do Rio Reno, formando a organização política mais poderosa da Europa depois da queda do Império Romano. Esse povo começou a se estabelecer por volta do século III d.C. Os primeiros indícios das tribos francas podem ser observados ainda nas províncias romanas, por volta de 253 d.C..

Da mesma forma, os francos foram os principais responsáveis pela remodelação da Europa. Isso porque, possuíam em sua cultura o hábito de incluir outros povos, como os alemães, romanos e saxões.

O Reino Franco: contexto histórico

As primeiras organizações francas que se destacam devido à sua forte liderança são aquelas dos sálios e ripuários. A partir de 257 d.C., eles passam a ser considerados inimigos de Roma. Porém, o Imperador Maximiliano passou a aceitar a presença dos francos no exército romano por motivos econômicos. Com essa medida, o exército romano se fortificou, vencendo as batalhas contra o Rei dos Hunos, Átila, em 451 d.C., contra os visigodos, em 463 d.C., e contra os saxões, em 469 d.C.

Sob a liderança da dinastia Merovíngia, os povos francos expandiram ainda mais os seus territórios. Os merovíngios, sob a liderança do rei Clóvis I, foram os responsáveis por consolidar o Reino Franco. Com a conquista de novos territórios, a influência dos francos passa a ser muito forte na região que hoje conhecemos como França, Alemanha e norte da Itália.

Posteriormente, a dinastia Carolíngia assumiu o lugar da dinastia Merovíngia, expandindo o Reino Franco e consolidando o Império Carolíngio. Com esse império, os francos passam a dominar a maior parte da Europa Ocidental. O império começou com Pepino, o Breve, em 754 d.C., e continuou com Carlos Magno, seu filho.