Antigamente falava-se muito em propaganda “boca a boca”, e em como esse tipo de propaganda expandia uma marca. Ocorre que nos últimos anos, apesar de todas mudanças no comportamento do consumidor, uma coisa não mudou, a confiança nas indicações.
O marketing de indicação é uma vertente do marketing digital, também conhecido como referral marketing.
Seria um exagero dizer que é a evolução (ou virtualização) da propaganda boca a boca?
O referral Marketing é uma estratégia muito assertiva, quando bem segmentada e corroborada pelo maketing digital em sua totalidade.
Muitas empresas estão se beneficiando desse tipo de marketing criando programas de indicações.
Esse tipo de programa atrai o cliente para indicar outros, e em troca a empresa pode oferecer descontos, produtos e até valores em dinheiro.
O cliente não vai indicar seu produto para alguém que não tenha manifestado essa necessidade em algum momento.
A empresa quase não terá custo prospectando novos clientes, uma vez que as indicações acontecem de forma natural dentro dos relacionamentos de cada cliente.
O número de clientes em potencial da empresa avança muito, uma vez que quando indicadas, as pessoas geralmente fecham as compras com muito mais confiança, pois vincula a credibilidade do produto ou serviço a imagem de quem o indicou.
Para que tenha sucesso nessa estratégia do marketing digital, além das campanhas premiando as indicações realize concursos, se estes forem cabíveis ao seu nicho.
Muitas empresas contratam influenciadores digitais para a divulgação, uma vez que são pessoas que são vistas por um número elevado de pessoas. Entretanto, o perfil do influenciador precisa ser correlato ao ramo, uma vez que seus seguidores consomem o seu estilo de vida.
Caso ainda não ache viável pagar uma dessas pessoas, recorra aos depoimentos de clientes satisfeitos. Pois criam uma empatia para o consumidor em potencial, e passam segurança quanto à sua marca.