Algumas medidas simples podem ajudar na hora de reduzir a pressão arterial naturalmente. Embora essas ações não substituam o que o seu médico recomenda – muito menos o medicamento que você já consome -, elas podem ajudar na hora de construir uma rotina que seja mais saudável, inclusive de uma forma geral.
Por isso, convidamos você para ler este conteúdo e inspirar-se em nossas ideias de hoje. Vamos adiante!
5 maneiras de reduzir a pressão arterial naturalmente
Para reduzir a pressão arterial naturalmente é necessário investir em hábitos que sejam saudáveis e adequados para você. Por exemplo, a prática de exercícios físicos pode ser bem interessante na hora de diminuir os níveis da hipertensão, mas exigem acompanhamento médico, pois pessoas hipertensas podem não ter a autorização médica para praticar qualquer tipo de exercício.
Portanto, antes de implementar mudanças significativas na sua vida, lembre-se de sempre comunicar o seu médico e conversar sobre as possibilidades, combinado? Desse modo, há mais chances de você obter resultados positivos. Vejamos ideias a seguir:
1. Reduzir o consumo de sal e sódio
O consumo de sal e de sódio (presente em alimentos industrializados, especialmente), são um dos responsáveis pelo aumento da pressão arterial. Sendo assim, uma boa forma de reduzir a hipertensão naturalmente é, justamente, reduzindo o consumo de sal.
Prepare alimentos que recebam outros temperos naturais, como cebolinha, salsinha e alho, diminuindo o acréscimo de sal e de sódio nos preparos.
2. Cuidado com o peso excessivo
Algumas pessoas podem ter problemas maiores com o excesso de peso, portanto, se esse for o seu caso, procure sempre manter uma dieta balanceada, a fim de impedir que o excesso de gordura acabe aumentando as chances de a hipertensão piorar.
Obviamente, nem toda pessoa acima do peso será doente, mas aquelas que têm propensão a ter a hipertensão mais elevada por conta pelo excesso de peso devem cuidar nesse sentido.
3. Pratique exercícios físicos com mais frequência
Os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea e dilatam as nossas veias e artérias, dando mais passagem para o sangue e, assim, reduzindo a hipertensão.
Porém, como mencionamos no começo do conteúdo, nesses casos é importante conversar com o médico sobre o tipo de exercício adequado para você, pois pessoas hipertensas podem ter algumas restrições.
4. Evite o consumo de álcool
O consumo de álcool também deve ser evitado se você quer reduzir a pressão arterial naturalmente. Isso porque as bebidas alcoólicas também podem aumentar a pressão, sendo um problema para quem já sofre com o desequilíbrio da hipertensão.
Prefira sempre bebidas naturais e sem álcool, como sucos saudáveis e, claro, a água.
5. Mantenha o corpo hidratado
E por falar em água, manter o corpo hidratado ajuda a produzir mais urina, eliminando sais e excesso de líquidos no corpo que podem resultar em um aumento na pressão. Sendo assim, manter o consumo ideal de água, todos os dias, é mais uma das formas de reduzir a pressão arterial naturalmente. Considere isso e boa sorte!