O Facebook e o Instagram são redes sociais da mesma empresa, a Meta, de Mark Zuckerberg. Uma das vantagens da utilização das duas plataformas, é que o usuário pode conectá-las, permitindo que se compartilhe um conteúdo ao mesmo tempo. Entretanto, algumas pessoas desejam desconectá-las por vários motivos.
A princípio, o usuário que deseja reverter a conexão entre as redes sociais, pode fazê-lo de modo rápido e prático. É uma opção para quem desistiu de vincular o Facebook com o Instagram, para manter seus conteúdos midiáticos separados, em busca de uma maior segurança e privacidade no uso das plataformas.
Analogamente, o usuário de outras redes sociais, como o do Twitter, pode fazer o mesmo, desconectando-o também do Instagram. Vale ressaltar que esta medida não irá deletar ou desativar nenhuma conta. É uma maneira de descontinuar o compartilhamento múltiplo de vídeos, imagens e stories.
No Instagram, o processo de desvincular uma conta com o Facebook é simples, assim como do Twitter e do Tumblr. É uma maneira de reduzir a publicação de conteúdos repetidos, além de abrir a possibilidade de se compartilhar mídias diferentes, direcionadas apenas a uma plataforma específica.
Como desvincular o Instagram do Facebook
Todavia, é necessário que o usuário entre no Instagram, e em sua tela inicial, selecionar sua foto de perfil que fica no canto inferior direito do display. Deve-se tocar no botão com três traços, um em cima do outro. Em seguida, é preciso tocar em “Configurações”, e na seção Meta, tocar em “Central de contas”.
Depois, o usuário deve tocar em “Configurações de contas”, e depois em “Contas”. É preciso selecionar a opção “Remover”, que fica ao lado do perfil que se deseja desvincular. É possível escolher várias redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Tumblr, por exemplo. Deve-se tocar em “Remover conta” e “Continuar”.
Como desconectar o Facebook do Instagram
O primeiro passo é acessar sua conta do Facebook que deseja desconectar. Em seguida, se estiver utilizando o aplicativo, é preciso tocar no ícone de três traços. Depois na figura que se parece com uma engrenagem. Em um computador, clique na foto da página e em “Configurações de privacidade”, depois em “Configurações”.
Deve-se selecionar a opção “Configurações e privacidade”, que se localiza no menu na lateral esquerda da tela. É preciso selecionar a opção “Contas vinculadas”, clicar em “Instagram” e em seguida, em “Desconectar conta”. Irá aparecer uma mensagem sobre desconectar a página, confirme.
Ativar e desativar o compartilhamento das plataformas
Caso o usuário não deseje desvincular seu Instagram do Facebook, ele pode desativar ou ativar o compartilhamento simultâneo de seu conteúdo entre as duas redes sociais. Desse modo, a ferramenta também permite fazer o mesmo com outras plataformas como o Twitter e o Tumblr, por exemplo.
O usuário deve entrar em seu perfil do Instagram, e tocar no ícone que fica no canto superior direito de sua tela. Deve-se abrir a seção “Configurações”, e depois tocar em “Conta”. Em seguida, é preciso tocar em “Compartilhar em outros aplicativos” e, caso queira, selecionar a opção do Facebook.
Aliás, caso o usuário ache interessante, é possível desmarcar as opções de stories e posts, se desejar que a publicação destes tipos de conteúdos não sejam postadas no Facebook. Essa é uma maneira de organizar as postagens nestas plataformas, sem ter a necessidade de desvincular seus perfis.
Redes sociais
A Meta, com o objetivo de tornar o compartilhamento de conteúdo mais fácil, por quem possui um perfil nas redes sociais Facebook e Instagram, permitiu a seus usuários, fazerem uma conexão entre as duas plataformas. É uma maneira de tornar a divulgação de conteúdos midiáticos facilitada.
No entanto, alguns usuários, após utilizar a vinculação das redes sociais, podem escolher fazer o caminho contrário, por diversos motivos. Sendo assim, ele deve seguir os passos acima para obter uma maior privacidade na utilização das plataformas, ou ainda para separar melhor os conteúdos compartilhados.
Em conclusão, o processo de desvinculação entre as redes sociais, também pode ser feito para as páginas criadas no Facebook, além dos perfis pessoais e comuns. De fato, publicar conteúdos diversos em duas redes sociais ao mesmo tempo pode economizar tempo. No entanto, cada plataforma tem as suas peculiaridades.